Nós somos incapazes de entender e explicar Deus. A nossa finitune nos impede de enterder algo infinito.
Na minha percepção tentar explicar algo que não entendemos é o que abre portas para as centenas de crenças e religiões existentes. Tentar olhar de fora da caixa é uma forma que nos ajudar a aceitar Deus, mas não a entender de verdade.
Uma das coisas que aprendi é que o mal não existe na presença de Deus. Apenas na ausência (assim como a escuridão ou o frio). Entender isto me fez ver muitas coisas com outros olhos.
Deus é um ser que está acima do tempo, enquanto nós fomos, somos e seremos, ele apenas é. E é impossível explicar isto de forma lógica.
Se a matéria não pode ser criada nem destruída, é importante lembrar que por exemplo, ao beber um copo d'agua, esta agua sempre esteve aqui, em diversas formas e em diversos lugares, ao longo de todo o tempo, provavelmente esta agua fez parte de uma unidade e fará novamente, assim como nós.
Existem cientistas tentanto relacionar a "informação" como um novo estado da matéria:
https://canaltech.com.br/ciencia/quinto-estado-da-materia-pode-ser-a-informacao-das-particulas-212633/
Se o observarmos na natureza, a forma como os animais se comportam em migrações ou na eminência de um desastre natural, ou como as sementes geram os frutos corretos, nos periodos corretos, isto porece fazer todo o sentido.
Quando formos capazes de explicar o sentido da vida seremos capazes de denteder Deus plenamente.
Dentro no nosso tempo o que nos cabe é seguir evoluindo como pessoas, agradecendo e retribuindo por tudo que chegou até nós, da melhor forma possível.
Um grande abraço.