Esse é um bom metodo de aprendizado. Eu estou no meu 4º estudando programação e meio que estou com isso na cabeça, inconscientemente, sobre fugir da maioria dos cursos de programação (não generalizando, maioria mas não todos). Vejo que eles ensinam mais do mesmo. Então fugir um pouco desse mesmo e tentar uma abordagem diferente é muito válido.
Alem disso, o que mantenho em mente é que, não adianta aprender linguagem só por aprender. É necessario ter um objetivo, senão voce acaba caindo num mar de informações e não sabe pra que lado quer ir. Quando voce tem um objetivo, fica mais facil direcionar suas energias. Exemplo: caso voce esteja tentando entrar no mercado de trabalho, acho que o caminho é voce escolher um nicho, ver as linguagens e ferramentas que estão sendo utilizadas nesse nicho, aprender e desenvolver projetos relacionados a esse nicho.
Uma analogia que faço, é que no passado (acho que hoje em dia nem tanto), o que estava em alta era o excel. A internet estava saturada de cursos de excel, planilha pra isso, planilha para aquilo. Na epoca (2017/16) eu até comecei alguns cursos, justamente na situação que comentei acima, estava fazendo por fazer sem objetivos. Resultados: fiquei perdido, frustrado e esqueci tudo o que aprendi. O que aconteceu é que hoje eu trabalho com excel (nada muito avançado), e tudo que aprendi foi fazendo o que era necessario para meu trabalho, e continuo aprendendo. Ou seja, o aprendizado que eu tirei disso é que (e espero que isso aconteça na programação tambem, talvez em uma escala maior) voce irá aprender muito mais enquanto aplica pra uma coisa real o que ta aprendendo. Acho valido voce saber o basico para entender onde esta se enfiando, mas pra voce se aprofundar, tem que ser em coisas especificas.
Tudo o que eu disse acima são somente pensamentos soltos, que até beiram a hipocrisia kkk, digo isso pois me encontro totalmente perdido em relação a programação, o que aprender, o que trabalhar. Porem, tenho a segurança de dizer que tenho uma leve noção de onde quero chegar, é como se estivesse um pouco nebuloso.