Confesso que fiquei meio na nuvem quando você falou do seu conhecido não saber nem criar uma pasta no computador, até porque, só quem já perdeu uma vaga sabendo até mais que outros candidatos/colegas de trabalho, sabe o que é isso kkkk.
Mas hoje eu tenho pra mim que na área de desenvolvimento nós precisamos continuamente desenvolver mais o "jogo de cintura", a parte técnica é muito importante obviamente, mas o que se dar a entender é que, a maioria das empresas querem uma pessoa de confiança que podem contar, o cara que é desenrolado, sabe conversar, negociar e ser positivo... esse muito provavelmente, vai sair na frente de algumas pessoas mais técnicas, lembrando é claro, que isso não se aplica a todas as empresas.
Minha primeira empresa que trabalhei na área, me deu a oportunidade quando eu nem fazia faculdade, porque eu ficava enchendo o saco do RH, e o pessoal via que eu queria muito aquela vaga, e eu nem manjava quase nada de sistema ERP na época ou mexer no SQL.
Então assim cara, não tem muito segredo, a gente precisa estudar bastante, isso é indiscutível, mas quando você consegue não focar somente em código, há mais chances de você ser chamado para uma vaga mais pelo seu desenrolar, e não tanto pelo o que você sabe, você sendo uma pessoa boa de lidar e realmente com vontade de aprender, os caras vão querer continuar com você no time do que pegar um "hacker sabe tudo que é totalmente fechado".