Executando verificação de segurança...
1

SaaS: Vamos levantar alguns pontos importantes para quem esta começando.

A empolgação do primeiro lançamento de SaaS é inegavelmente viciante, ver seus clientes começarem a se cadastrar, primeiros pagamentos, mesmo que poucos dolares faz o coração bater forte. É a conversão final do seu trabalho em frutos.

Mas não subestime seus clientes! O sucesso e o fracasso caminham juntos pela mesma linha e a queda é mais facil para o lado desse segundo.

Alguns pontos importantes devem ser observados:

  • Jamais coloque esforço em ideias que não foram validadas antes, as vezes o que nós pensamos e idealizamos não batem com o que o mercado ou publico alvo precisa e vai usar.
  • Sempre que possível, lance antes um MVP. Isso pode ecoomizar muito tempo de desenvolvimento e as vezes, encaminhar o projeto para lados que talvez nem chegamos a imaginar, a opnião do consumidor é o que mais importa aqui. Até mesmo, descartar ideias que não se mostraram tão viaveis.
  • Nunca subestime os custos envolvidos, o custo de infra pode subir consideravelmente com o aumento dos clientes e da utilização.
  • Da mesma forma, jamais substime o tempo de suporte aos usuários. Utilize uma ferramenta para gestão. Pode acreditar, apenas mil ususários podem ocupar bastante seu tempo com atendimento.
  • E pra fechar a questão do "não substime", o custo de sustentação deve ser considerado para composição de custos e preços.
  • O preço não é apenas um valor que veio na sua cabeça, é o valor que realmente paga pelo beneficio que você esta oferecendo ao cliente, ele não pode ser muito baixo e nem muito alto, precisa dosar de forma correta e pra isso tem muitos artigos por ai.
  • Nos dias de hoje, não existe mais a possibilidade de desenvolver nada sem pensar em segurança da informação, LGPD (Algo que sou pós graduado e especialista), Cyber Security e seus afins são temas sérios, pois se um dado vazar você será responsabilizado, processado e multado. Jamais hospede em hosts inseguros e baratos, com historico de problemas. Nunca colete dados desnecessarios do seu cliente e nunca grave dados sensiveis como informações de cartão sem aplicar uma criptografia poderosa, alias, nunca grave dados de cartao no seu banco, use os tokens que a maioria dos integradores fornecem para recorrencia.
  • Vai vender para o mundo todo, mas jamais inicie sem ter seu CNPJ aberto e regularizado, hoje a NFE é obrigatoria, não há nem o que se dizer quanto a isso.

Ahh, e mesmo o MEI é obrigado a emitir nota quando o cliente exige, e alias, MEI nem pode realizar serviços intelectuais como desenvolvimento de software.

Nas proximas postagens vou começar a falar sobre meus SaaS e suas dificuldades e alegrias.

Carregando publicação patrocinada...
1

Um dica, welovetech. Acho que a primeira dúvida de quem está começando ou está lendo seu post é saber o que significa SaaS e essas várias siglas que aparecem nos textos que tratam a respeito da ideia. Como prática, é sempre recomendado citar o que significa a sigla, a sigla entre parênteses, logo que aparece a primeira vez no texto. Desta forma, a leitura do texto segue de maneira fluida sem que o leitor a interrompa para fazer uma busca paralela.

Com o poder do hypertext, você pode ainda associar um link para essas siglas, contornando essa necessidade de indicar o significado completo no texto.

3

Obrigado pelo seu posicionamento. Falha minha, tentei concentrar meu ponto de vista em quem esta começando, e por ser da área, por suposto já sabe o que siginifica SaaS, mas sim, vou tomar esse cuidado nos proximos posts para que o post fique acessivel para todos. Vou tentar minimizar isso nessa que ja esta prota, citando abaixo o significado de cada uma.

  • SaaS (Software as a Service): Modelo de distribuição de software onde o usuário acessa via internet sem a necessidade de instalação.
  • MVP (Minimum Viable Product): Produto mínimo viável, versão inicial de um produto com funcionalidades essenciais para testar sua aceitação. Ou seja, desenvolva a parte essencial e valide a ideia no mercado para sentir a aceitação.
  • LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados): Lei brasileira que regula o uso de dados pessoais, impondo responsabilidades e sanções para quem não a cumprir. Existem diversos paises com suas variantes, mas seguem um principio semelhante.