Executando verificação de segurança...
2

SaaS é só um termo, uma forma de criar e distribuir software.

A probabilidade de um SaaS ou qualquer formato de software te deixar rico é de 1% (ou menos), isso se você é Desenvolvedor ou Engenheiro experiente, seguiu todos os passos para entregar um produto de qualidade e seguro e investiu em marketing e criou um produto viavel.

Se você entrou nesse barco por que fez algum curso aqui e ali, sinto muito em informar que vai afundar.

SaaS é só uma forma de entregar software, o que faz realmente o sucesso (além de qualidade, segurança, boa interface) é a utilidade dele para o publico escolhido e acredite, essa é a parte dificil. Essa premissa vale para qualquer forma de entregar software.

Estou vendo muitas pessoas que nem começaram na programação, e pior, pessoas de outras áreas que nunca tiveram contato com desenvolvimento falando em SaaS e tentando fazer o seu, sem ao menos saber o conceito ou seguir as premissas básicas de um projeto de software.

Se esta bolando um SaaS, validade um MVP primeiro, sempre. Vai economizar muito tempo jogado fora.

Carregando publicação patrocinada...
2

SaaS é só uma forma de entregar software

Concordo com o post mas ainda tem um detalhe: ainda não é tão simples assim, SaaS é uma empresa de prestação de serviço por si só, o software é o serviço que a empresa presta, SaaS aínda que se tenha uma resolução real de "dor" vai falhar se a pessoa não tiver uma boa noção de gestão empresarial

2

Concorso, e digo mais. Todo software uma hora necessita de manutenção. Você vai ter o conhecimento necessário para fazê-la? E esses 'devs' no-code/low-code no primeiro problema saberão como resolver?

1

Não será possivel, imagine com o desenvolimento tradicional já é complicado executar a sustentação, imagine problemas ou features muito especificas ou complexas, como se achar dentro dos fluxos? Muito caro a manutenção. Low Code é isso, rapido e barato inicialmente e caro e demorado para sustentar.

2

Oi xafiyom362, tudo bem?
Tenho que discordar, sim, SaaS é SÓ uma forma de entregar software, o conceito de empresa não deve ser limitado pelo produto que ela entrega, o termo SasS foi popularizado, mas ainda assim, é só uma forma de distribuir um serviço que a empresa provavelmente já iria fazer de outra forma, vamos com um exemplo bem simples, a Amazon com o site não se encaixa nesse conceito de SaaS, mas com o Prime Video sim, é um serviço e é um software, se o seu conteúdo fosse distribuido em um canal de tv "aberto" não entraria nesse conceito, mas ainda assim é a mesma empresa, sei que podem ter "CNPJs" diferentes, mas espero que eu tenho conseguido passar a mensagem.

Todo serviço é um produto, e o produto é a razão de existir de uma empresa, mas nem por isso a empresa deve-se limitar a apenas aquele produto, ela pode expandir suas áreas de atuação ou atualizar/modernizar o seu produto, veja a Netflix, era um empresa de serviços de locação e se tornou um empresa de streming, que seu principal produto também é um SaaS, mas ela extrapolou os limites do mercado dela e se tornou um empresa de produção de conteúdo também (igual praticamente todos os seus concorrentes) mas o seu SaaS continua funcionando em conjunto com os demais produtos.

SaaS é só um sitema como um serviço, o sistema pode ter uma variedade "formas" mas a parte do serviço ela é mais "padrão" meio que pague sempre e use sempre (nossos planos de celular mandaram um abraço, quase entram na brincadeira haha), o Pacote Microsoft 365 é um SaaS, já o Pacote Microsoft 2024 não é! pois um é o serviço de aluguel de um software e o outro é a compra de um software.

Qualquer coisa, é só responder a mensagem, Forte abraço!

-1
0