Não é tão simples assim. Quando falamos em produção, enviar email se torna algo complexo. Se eu nao entregar um email do meu cliente na caixa de entrada do cliente dele, uma confirmação de alguma compra por exemplo, e houver alguma judicializacao de causa que envolva essa compra, eu poderei ser responsabilizado se a minha falha for relevante para o caso. É muito comum para quem trabalha com softwares mais sérios e robustos. Quando falo em email grátis, quase 100% de certeza que já houve abuso sobre esse serviço e dificilmente sera entregue na caixa de entrada do cliente. Para testes e sistemas muito simples beleza, mas para produção nao serve.
O desenvolvedor deve considerar o uso desse serviço gratuito dependendo da sua aplicação. Usar um serviço de email gratuito para produção não é burrice se sua aplicação só precisa validar endereços de email.
É útil para produção sim, só basta avaliar se vai ser seguro ou não usar o plano gratuito.
mesmo assim julgo ser crítico, "só validar email" é a porta de entrada do seu cliente no seu produto, se a confirmação não chega ou se demora pra chegar e expira de modo que a pessoa não possa validar o email vc perdeu o seu cliente, eu mesmo já deixei de usar varios apps pq o email de confirmação não chegava e ficava preso na etapa de ativação da conta.
e em produçao, qual serviço voce indicaria?
serviço dedicado de envios smtp, que te oferecem relatórios de abertura, entrega, spam e optout, além de integrar isso com uma fila de processamento para que vc faça o acompanhamento de possíveis falhas e remediação.