Executando verificação de segurança...
2
Carregando publicação patrocinada...
2

O que tenho de principal para dizer sobre isso é que quase tudo que a imprensa tradicional e geral fala sobre TI está errado em algum nível. O que me faz pensar que sobre os outros assuntos também.

De maneira alguma eu acho que a imprensa nichada seja tão melhor, especialmente no Brasil que costuma ser pouco especializada (por exemplo em esporte, só é boa, e mais ou menos apenas, no futebol, o resto é trágico, tem países que isso é melhor). Tão pouco que você deva confiar na imprensa digital e que não é bem impressa, que é o que rola nas redes sociais, porque tende ser pior ainda.

Me lembro dos tempos de pandemia que a imprensa falou várias coisas erradas e ajudou muita gente ser um ferrenho defensor da ciência, até mesmo como algumas coisas não tinham nada de ciência e as pessoas defendem várias coisas que vão contra a ciência. Claro que algumas mentiras contadas até faziam bem porque iludia as pessoas para o bem, mas não deixavam de ser mentiras (não entenda errado, não sou anti vax, muito pelo contrário, sou quase radical em defesa delas, por isso até aceito algumas mentiras contadas).

E agora a imprensa mente muito sobre IA. Com apoio de algumas pessoas que se apoderaram do assunto sem saber dele, ou com um viés que puxam para interesse próprio. A imprensa adora repercutir coisas sem sentido, mas que podem estimular as pessoas. A imprensa sempre soube fazer oque se faz nas redes sociais, que é estimular a curiosidade, medo e incerteza. Por isso que hoje algumas coisas parecem capa de Notícias Populares.

Sempre mentiram sobre essa coisa de vagas, especialmente sobre TI. Elas não entendem nada sobre isso, e sei lá porque sempre procuram alguém que também não entende para ser o especialista que vai validar o que querem dizer. Existem memes e outros virais sobre isso. Por isso houve o desespero irracional sobre o bug do milênio e outras coisas. A histeria sobre a IA é alimentada pela imprensa.

Claro que ela só exagera um pouco o que a sociedade quer. Eles estão no ramo de ter sua atenção, só isso, o resto é secundário. Redes sociais só colocam isso nas mãos de qualquer um.

O resto já disse em tantas outras postagens. Queria só falar sobre isso.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1

Existe todo um mercado em torno do hype da programação: influencers, cursos, faculdades...

Estamos em um país onde se ensina que o produto digital é uma forma de enriquecimento. O ruim do produto digital é que qualquer coisa pode se tornar produto. Vira um esquema de pirâmide, onde você promete o que não têm, sustentado pelo vislumbre de uma promessa.

O vislumbre da area de TI é que existem 500 mil vagas não preenchidas no Brasil. Se é que já não aumentou.

1

Corcordo plenamente com o ponto que você levantou, de como a influência e a informação é crucial para existir em torno do mercado de tecnologia esse hype. Infelizmente é que quem tem interesse na área, por satisfação e "amor" acaba ficando para trás, por existir um amplo leque de opções que por muitas das vezes são bem mais preparada do que você por simplesmente ter um acesso ampliado e um contexto que contribuí para isso. Não estou me vitimizando, mas temos que levar em consideração a questão de que o contexto implica na tomada de decisão e na escolha das ações de um indivíduo, ou seja, contexto difícil, escolhas reduzidas que requer muita ação e pouca escolha.

1

EXATAMENTE. O que eu mais vejo são pessoas caindo no MERCADO DO HYPE e se afastando do que o mercado realmente quer, por isso vemos tanta gente reclamando que não encontra vagas e empresas reclamando que não encontram profissionais.