O Medo de Ficar para trás
A inspiração desse texto foram as pessoas como eu se sentem todos os dias como se nunca fossem evoluir e se sentem a maioria das vezes perdidas. Gostaria de alguma forma deixar esse sentimento mais claro e te ajudar com base na minha experiência de alguma forma, também esse texto me servirá como uma forma de autoconhecimento e por favor não tome minha experiência e o que eu descobri comigo mesmo como verdade absoluta cada pessoa é única.
Antes de começarmos, pegue um copo de sua bebida favorita sente-se de maneira confortável, gostaria que você se sentisse abraçado por esse texto.
Na minha vida profissional eu sempre tive indiretamente alguns mentores, seja eles que trabalhei diretamente ou não. Acredito que precisamos disso, esse é um fator importante que faz nós termos motivação para sabermos aos poucos quais passos queremos dar. Porém isso também pode se tornar um problema, acredito que talvez seja a principal causa desse sentimento, mas vamos aos pouquinhos.
No começo da minha jornada profissional, tomei gosto por liderança, meus mentores na época eram excelente lideres tanto como em Feedbacks, como também transmitir motivação para a equipe.
Sempre me perguntava Será que um dia chegarei a esse nível?
Aquilo era uma motivação fabulosa, pois gostaria de poder atuar ajudando mais pessoas, ajudar a equipe e a empresa no qual eu trabalhava, mas com o passar do tempo olhava no mercado muita gente foda e eu me sentia um nada no meio de tanta gente e não entendia o que estava se passando mesmo me esforçado o máximo, sentia como se todo o esforço não fosse o suficiente e que cada vez mais nunca sairia do fundo do poço ou sempre continuaria como um pato.
Quando fui para a próxima empresa, voltei a ficar motivado me senti útil por bastante tempo, via que estava conseguindo desenvolver coisas novas, aprender coisas novas e também ajudar muito tanto como a equipe e a empresa, nisso de ”fazer meu nome” não apenas pelas entregas mas também pelas minhas atitudes me surgiu a oportunidade de entrar no mundo de DevOps, engraçado anos atrás eu um cara que queria o mundo de gestão partindo agora para uma área totalmente técnica.
Estou aqui eu quase 2 anos de experiência e as vezes me pego tendo esses velhos sentimentos ruins, mesmo com os novos mentores indiretos e hoje quando vos escrevo esse relato entendo um pouco mais o que se passa na minha cabeça e talvez entenda um pouco mais o que se passa na sua cabeça.
Ter sentimentos as vezes que te colocam para baixo é normal, todo mundo passa por isso, medos receios…
Atualmente vivemos em uma sociedade muito pra ontem, muitas das vezes nos comparamos a outras pessoas, seja um colega de equipe que consegue aprender algum assunto em uma semana, seja quele cara que você toma para si como mentor indireto querendo ser tão foda como ele mas não consegue, você evolui 1%, 5% mas nunca é o suficiente, quer mais:
Isso é fruto nada mais e nada menos de:
- Ansiedade pela velocidade que você aprende as coisas
- Ansiedade por se comparar as outras pessoas
- Ansiedade por olhar no mercado e vê as vagas pedindo um zilhões de experiência e você não consegue dar o primeiro passo.
Ninguém é o DEUS em tudo, sempre somos patos em algum assunto, nos comparar com outra pessoa só faz atrapalhar nosso processo de evolução.
Por mais que você ache alguém foda o suficiente e queira chegar lá um dia, lembre-se você é você, só você tem suas dores, só você tem seu tempo ninguém é igual a você mas e nossos mentores? Eles são gente como a gente, com certeza também tiveram essa mesma fase que eu ou você estamos passando.
Algumas pessoas vão ter mais facilidades que a outras, isso é normal.
Outras pessoas não vão conseguir desenvolver habilidade x y z, isso é normal.
Não quero que você saia daqui, continuando te colocando para baixo, mas quero que você comece a entender um pouco mais de si mesmo. Olhe para dentro se permita a se conhecer, se pergunte por onde posso começar? Qual é minha dificuldade? Dê um passo por vez.
Referências são boas?
Claro, elas nos ajudam a ter um norte, mentores também são bons guias, mas só disso poderemos viver, com o passar do tempo você poderá entender um pouco mais como está se sentindo, estabelecer pequenas metas adapte suas metas o seu jeito.
Hoje quando entendi um pouco mais isso acabo sofrendo menos, ainda tem hora que dou uma baqueada, mas o reflexo desses sentimentos é bem menor, mas continuo ainda trabalhando para melhoria.
Não se esqueça:
- Converse com as pessoas peça dicas
- Uma ajuda profissional faz total diferença
- Tente fazer pequenos exercícios
- Tente balancear as coisas da vida, ninguém rende 100% todos os dias
- Se permita descansar
- Se permita sorrir
- Se permita gritar
- Se permita viver
- Se permita ter amigos
Então, acho que é isso se permita…
- Motivações
- Primeiro encontro Mentoria DevOps 07/08/2022 (https://mentoriadevops.io/)
- Kubicast FOMGO - Fear of Missing Gomex (https://www.youtube.com/watch?v=HIe4yJ6jz7U)