Já abordaram a questão do Elixir, mas gostaria de perguntar também:
Como se dá, ou poderia ser feita, essa implementação onde Spiral é transpilada para Elixir? Elixir roda em Erlang... logo, se uma preocupação é eficiencia, linguagens com backend separado não seriam "menos" eficiente em tempo de compilação?
Sim, entendo a complexidade da compilação e sei que nenhum compilador é 100% eficiente. Mas toda linguagem compilada deve prezar pela eficiencia em compilação. O proprio Rust trás inumeros beneficios e inovações, mas é lento em compilação pois o compilador faz muitas checagens para manter tudo rodando legal. O propio binario de Rust é maior em comparação com outras linguagens, como a santa trindade(ASM,C,C++).
Digo isso porquê Spiral tem o foco em juntar tudo o que ha de bom em outras linguagens(tipo as meninas superpoderosas kkk) mas a complexidade é enorme. Transpilar codigo e rodar é uma coisa, agora compilar de verdade é outra... Por exemplo, como poderíamos ter um sistema distribuido eficiente se o programa deve ser portado para Elixir, que será transformado em codigo para a maquina Erlang? E o Rust entra onde? Poderiamos usar indicador durante o codigo?(tipo, @cod_erl e então aquele script seria portado para a maquina Erlang, ou algo assim).
Isso não é maquiar um script tal qual o Typescript faz para o javascript? No fim tudo não seria Erlang ou Rust?(levando em consideração a diferença entre as duas langs, acho beem dificil criar algo no meio delas, não que seja impossivel)
Minha ultima indagação: Não seria melhor criar uma rede neural que transpile o codigo Spiral para qualquer linguagem? kkkk sério, seria o primeiro compilador inteligente do mundo, e mataria um monte dessas questões acima :)
particularmente gostei da idéia, acho que tem muita coisa para se discutir, mas pode ser um projeto bem legal!