Executando verificação de segurança...
14

Como um projeto pessoal me deu um Emprego

Recentemente vi um vídeo do Lucas Montano no canal Lucas Montano no qual ele comenta sobre um estagiário que conseguiu a vaga de emprego em 1 semana. No vídeo, ele comenta sobre ligar para as empresas e a técnica do funil. Fiz isso no início de 2023 durante algumas semanas e consegui algumas entrevistas. Durante algumas entrevistas, perguntaram-me sobre projetos, e, como eu era um dev de curso, só mostrei projetos de cursos. A reação dos entrevistadores era sempre "Ok"

Tentei mudar o jeito no qual eu falava sobre os projetos. Ao invés de falar "Fiz o Projeto X para resolver Y", comecei a apresentar o problema e como o software ajudaria. Mesmo assim, nunca passei.

Resolvi dar um tempo em buscar entrevistas ligando para as empresas, e só fiquei no Linkedin aplicando para candidaturas rápidas. Em agosto, vi um vídeo do Fabio Akita sobre devs aprenderem inglês e como ele aprendeu inglês. No mesmo dia que vi o vídeo, um amigo meu, que já era fluente em inglês, veio falar comigo e disse que eu deveria aprender inglês. Ele falou sobre o método que ele utilizou (só assistiu vídeos e filmes durante alguns meses e "magicamente" ficou fluente). Me interessei por esse método e pesquisei mais. Encontrei o método de Free Flow do Refold (basicamente assistir ao vídeo em inglês com legenda), e no Refold havia uma recomendação de fazer o acompanhamento do tempo que você gastou vendo vídeos/filmes/livros etc.

No começo, não me interessei, achando que seria algo inútil. Depois de 3 meses, me arrependi totalmente de não ter feito o tracking, até que decidi procurar, mas não encontrei muita coisa. As opções que encontrei eram bem simples e não funcionavam. Eu queria um app que:

  1. Pegasse o link do YouTube e registrasse automaticamente;
  2. Tivesse a opção de colocar filmes e livros;
  3. Fizesse a contagem de palavras que você já viu e quantas vezes as viu.

Depois de gastar um tempo, tive a ideia de criar o site eu mesmo. Fiz o site com essas funções e fiquei utilizando-o de janeiro de 2024 até junho de 2024. (Vou me aprofundar mais no app em outro post).

Em março, me inscrevi para uma vaga de emprego, coloquei a experiência desse projeto no meu currículo e fui chamado. Passei na primeira entrevista, a segunda entrevista foi mais técnica e a última entrevista foi especificamente sobre esse projeto que eu fiz. Falei das decisões que tomei, como os tipos de dados, stack utilizada, ORM, padrão, testes, etc. Enquanto eu falava, percebi que o entrevistador estava bem mais interessado e gostou bem mais do que em todas as outras entrevistas que fiz. Depois de alguns dias, recebi o e-mail dizendo que fui aprovado.

Carregando publicação patrocinada...
2

Essa publicação me animou um pouco sobre o mercado e vou explicar o motivo.
Uns tempos atrás quando estava me aplicando para vagas remotas eu tive a oportunidade de encontrar uma vaga .NET no canal do slack do curso que fazia, achei extremamente interessante principalmente porque desde sempre trabalho com C# na Unity para programação de jogos e naquele tempo eu estava até que ligeiramente avançado nos meus estudos de ASP.NET para backend e a vaga era backend. Eu já tinha um projeto em andamento para ajudar uma amiga minha, professora de inglês, a organizar as despesas e cobranças da escola de inglês dela. Fiz uma entrevista de simulação pela equipe de orientação do dado curso e nesta comecei contando sobre como comecei a desenvolver jogos e como eu decidi usar o que aprendi em C# nos jogos - desde boas práticas de desenvolvimento usadas na Unity, que não fogem muito de qualquer outra stack .NET até aplicando tudo que aprendi sobre POO em todo esse tempo de game dev - para aprender ASP.NET, expliquei também sobre o curso e como ele me ajudou em relação às práticas de backend no geral. Ao final da entrevista recebi o seguinte comentário: "Você deve falar mais sobre as stacks que a vaga pede", eu citei alguns projetos em JS e Python no início apenas para falar sobre a experiência trabalhando em equipe, utilizando git e organizando projetos, de resto eu só tinha falado sobre C# para jogos como maneira de introduzir o que mais falei durante toda a simulação: ASP.NET e Winforms que eu tinha utilizado em um projeto real para loja de doces da minha tia, ambos dentro do .NET.

Creio que essa foi a última entrevista que fiz antes de simplesmente achar uma empresa aqui na minha cidade do interior de SP e ficar por lá mesmo.

Agora estou novamente estudando e procurando criar projetos que realmente agreguem valor para as pessoas, que ajude alguém e de quebra me dê uma boa experiência sobre as stacks utilizadas, então ler sobre a sua jornada me anima ao mostrar que não é sobre o mercado, provavelmente era sobre uma pessoa ou empresa específica, e isso acontece. Espero conseguir uma boa vaga em breve e agradeço pela publicação, é muito bom ver histórias reais assim desde a dor das primeiras entrevistas até uma que realmente você é valorizado, vou em busca dessa segunda parte em breve.

0
1

Prefiro não citar por questão de respeito, porém é um desses cursos full stack em modelo de pagamento ISA. O curso não foi ruim no geral, me trouxe experiências muito boas inclusive, apesar da quebra de expectativa nessa experiẽncia em específico que me fez desistir do remoto por um tempo. Conheço pessoas que têm visão negativa e positiva sobre esse curso e outros de mesmo modelo, porém acredito que vai da experiência e jornada de cada um, pra mim o único problema de todos os cursos nesse modelo é a abordagem e apelo, mas é coisa do marketing mesmo, não tem o que fazer.

2
2

Muito obrigado pela postagem. Vou tomar vergonha na cara que estudar inglês pra me tornar, pelo menos, comunicativo.
Sua experiência é motivadora... Quando lançar a postagem descrevendo o seu aplicativo, posta aqui.
Sucesso

2

ou seja e regua de arrumar emprego só aumenta cada dia, de qualquer forma parabens realmente projetos diferentes e principalmente que resolvem um problema real falam muito sobre o tipo de perfil da pessoa que fala mais do que qualquer outro tipo de teste

mostra o quão resiliente e como a pessoa lida com os problemas além de outras soft skills também apresenta na pratica as hard skills em um projeto único que resolve um problema real

2

Eu acabei de ver um vídeo do Primo Dev sobre como estão surgindo Devs com exatamente as mesmas habilidades e como se destacar sendo "diferente dos iguais". O seu depoimento exemplifica exatamente isso. Como o K4L1B3 disse, a régua subiu. Cada vez mais temos que desenvolver projetos que surgiram de ideias "milionárias" para sermos diferentes dos demais e termos uma chance em um emprego bom.
Obrigado por compartilhar suas ideias, achei muito interessante esse método e vou pesquisar sobre. Ansioso para ler o post sobre seu app