Executando verificação de segurança...
1

Uma característica útil para o mundo tech!

Se tem uma característica que pode te ajudar bastante no mundo da tecnologia, essa é a curiosidade!

Claro que não é obrigatória, e tem gente que não tem, são excelentes profissionais e está tudo bem.

Mas eu diria que quem tem, gosta de ter, pois pode ajudar muito na carreira, e até, dependendo de como for, ter que ser controlada.

Falando da parte de controlar, vou te explicar: pois eu sou curioso e já me vi por alguns momentos perdendo tempo tentando entender demais o que estava acontecendo, sendo que, naquele momento específico, este não era o foco.

Sabe quando você só precisa resolver algo e pronto?

Nessa hora, o ideal é você guardar a curiosidade para entender aquilo que você quer em um outro momento, salvar em um bloco de notas, ou escrever para te lembrar depois.

Por isso que ela precisa ser controlada, treinada, para não te prejudicar em momentos em que você simplesmente precisa de objetividade.

Várias vezes eu me vi tendo isso enquanto aprendia inglês, minha cabeça ficava se perguntando qual o motivo daquela regra gramatical, sendo que não tem motivo, ela simplesmente era daquele jeito e pronto.

Mas, tirando de cena os cuidados que você precisa ter sendo uma pessoa curiosa, os benefícios são bem interessantes!

No caso de ser curioso na área de tecnologia, é ter aquela vontade de sempre olhar o que está acontecendo por debaixo do capô, como funciona tal coisa por debaixo dos panos.

O interessante disso é a possibilidade de te levar a conhecer tecnologias, partes de códigos, dentre outros conhecimentos que venham a te ajudar em algum momento.

Geralmente a gente se pega pensando coisas do tipo:

  • Como que essa linguagem compila tal coisa?
  • Como funciona isso por dentro desse framework?
  • Como foi escrito esse sistema?
  • Por quê esse código faz isso?
  • Deixa eu ver como essa biblioteca faz isso…

Dentre outras, e por ai vai…

E isso pode te ajudar bastante a entender como são as coisas em sua origem, ou próximo disso, e te fazer estudar coisas que talvez você não estudasse ou não se interessasse, se não fosse curioso.

Ou simplesmente te manter motivado, engajado, no fato de que nossa profissão exige de nós estarmos atualizados pro resto da vida, então sejamos curiosos nisso! hehe

Já aprendi muita coisa por curiosidade, algumas inúteis? Sim, mas outras muito legais e úteis na área de programação.

Mas claro, eu ressalto que não há problema em não ter muita curiosidade com as coisas, isso não te condenará a não ter sucesso na área ou algo do tipo. Você pode ser super uma pessoa super disciplinada nos estudos e a curiosidade não fazer diferença pra você.

Mas, para quem a tem, aproveite-a e a utilize a seu favor!

Obrigado pela leitura até o final!

Esse conteúdo faz parte da newsletter do projeto ViUmaVaga!

Toda semana enviamos na sua caixa de entrada conteúdo sobre tecnologia, carreira, mercado, além de VAGAS, links interessantes e até uma sugestão musical!

Trabalhamos duro para que nossa newsletter seja uma de suas preferidas!

Assine aqui!

Carregando publicação patrocinada...