Tecno-ceticismo
Tecno-ceticismo, li em algum texto, durante essa semana, essa palavra pela primeira vez. Infelizmente não me lembro qual texto era e de quem, mas falava, em geral, sobre os hypes no mundo tech.
Já tem um tempo que venho alertando aqui, e também vejo outros alertas por ai, sobre os hypes, sobre o que, onde e quando devemos ceder nossa atenção, e como diferenciar o que é hype, exagero, do que é verdade ou tem alguma possibilidade de avanço etc…
Fato é que na nossa área rola MUITA especulação de que tecnologias recém-criadas se tornarão o próximo iPhone, ou será motivo da próxima revolução industrial, dentre outras coisas do gênero.
Pra quem frequenta o x (ex-twitter) ou outras redes sociais de texto, provavelmente já viu posts em inglês falando sobre algum tech nova, e se viu, quase certeza que também deve ter visto algum emoji dessa sequência: 🚨🤯🚀🔥 geralmente seguidos de palavras como: “mindblowing”, “game changer”, “changes everything”.
Nesses últimos anos de ferramentas de IA sendo lançadas então… já vi centenas, e todos com o mesmo padrão, geralmente atribuindo características únicas, maravilhosas, seguido de uma promessa de que isso, além de extremamente disruptivo vai acabar com algo.
Sempre, para causar alvoroço, ansiedade e FOMO nas pessoas, precisa dizer que vai destruir, acabar, ou substituir algo.
O mercado tech adotou uma frase, a qual eu não gosto muito, chamada: “fake till make it”, que significa algo como “finja até você conseguir”, que foi adaptada para que empresas prometam que seus produtos/softwares cumpram tal propósito, mas que eles, muitas vezes, tem sequer desenvolvido o MVP.
Isto, combinado a práticas de marketing como estar em todas as redes e divulgar constantemente seus produtos, faz com que as pessoas comecem a acreditar.
É mais ou menos como aquela frase: “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”.
Claro que eu não estou generalizando que tudo que empresas de tecnologia dizem por ai é sempre uma mentira, mas sim alertando que, infelizmente algumas usam dessas práticas para ganhar visibilidade, reconhecimento e principalmente: chamar atenção de investidores.
Quem aí lembra do Devin?
Pra quem não sabe, ou não se lembra, Devin é um produto de IA que uma empresa prometia que ia ser usado no lugar de pessoas desenvolvedoras de software. Eles já agiam como se quase tivesse a tecnologia, mas era uma demo bem inicial.
Mas claro que a ideia não é que todos passem a não acreditar mais em nada que se é dito por ai no nosso mercado.
O que quero trazer para reflexão é de termos pensamento crítico.
Quando chegar algo prometendo mil maravilhas, testar, não se deixar levar por qualquer vídeo milimetricamente pensado e desenvolvido, como se fosse algo natural e espontâneo, para convencer-nos, e então tentar vender pra nós goela abaixo alguma ideia que nem sequer exista.
E de quebra isso também nos ajuda em nossa saúde mental, evita FOMO e picos de ansiedade.
Obrigado pela leitura até o final!
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