Executando verificação de segurança...
6

O profissional de tecnologia e a ansiedade

Gente, eu sei que ansiedade bate em todo mundo, independente da profissão, e como curiosidade: até animais tem. Teve até um ano que precisei contratar uma “psicóloga de animais”, pois meu gato Theodoro estava ansioso e fazendo suas necessidades fora da caixinha.

Mas o fato é que, nós como profissionais de tecnologia, sempre diante as telas e redes sociais, estamos muito mais expostos, ainda mais quem usa bastante redes como Twitter.

E vamos combinar que 2023 começou daquele jeito, além de uma série de demissões em massa acontecendo, o avanço das IAs generativas tem feito muita gente vibrar seja de felicidade diante novas ideias, rumos, como outras pessoas tremerem na base com receio de ter seus empregos sendo “roubados” pelas capacidades das IAs.

Neste texto, a ideia não é falar sobre essa possibilidade de nossos empregos estarem ameaçados ou não, já abordei isso nesta edição abaixo, sugiro a leitura, caso se interesse pelo tema:

➡️ IAs como ChatGPT vão roubar nossos empregos?

E caso você se incomode também com o fato de estarmos “terceirizando” nossa inteligência, nesta edição abaixo também falamos disso:

➡️ IAs e a terceirização da inteligência

O futuro por si só tende a nos deixar sempre curiosos e até um pouco apreensivos, e em momentos como o atual isso pode ter potencializado.

E quanto mais responsabilidade você tem, ou dependendo do seu momento de vida, maior isso fica. Pretendo ser pai este ano, então tenho aprendido desde já a controlar bem o que me deixa ansioso.

E somando estes dois cenários: pessoas sendo demitidas aos montes, enquanto toda semana vem novidades de IAs cada vez mais avançadas nossa mente fica pensando nos cenários mais distópicos possíveis, enquanto que uma pequena parcela das pessoas imagina que será o oposto disso.

E existe um dano perigosíssimo que a ansiedade descontrolada e em excesso causa, além de seus malefícios a sua saúde mental, ela pode te paralisar.

Essa paralização pode não ser algo intencional de nossa parte, mas muito sobre gastar uma imensa quantidade de energia pensando no que tem te tornado ansioso(a).

E isso sim pode prejudicar seu presente, e consequentemente o seu futuro, ou seja, muitas vezes você poderia estar indo bem no seu atual emprego, mandando bem no seu projeto, sendo feliz! Mas por gastar essa energia, que deveria estar indo ao que realmente importa, para o local errado, seu presente e futuro estão em cheque.

Meu conselho:

Falando como um ex-ansioso, ou agora estando mais controlado, não alimente seus pensamentos ansiosos, dica da minha psicóloga de quando eu estava fazendo terapia!

Além disso, no cenário que estamos, de demissões e automações, nada disso está a nosso controle.

Não é sendo uma pessoa ansiosa e desperdiçando sua energia que fará com que a automação pare ou as demissões sejam freadas.

Vou repetir: nada disso está em nosso controle, logo não há o que fazermos, se não estarmos preparados(as).

E o que é se preparar? Pode até soar clichê, mas tente ser o melhor profissional que você puder! Invista em você! Estude, aprenda coisas novas, esteja atento(a) as direções do mercado, mas não se torne escravo disso.

Pra quem é da área de programação, é de suma importância, mais do que nunca, saber as bases, estrutura de dados, arquitetura de sistemas, e entender bem as linguagens de programação que trabalha, tanto pra se realocar, quanto para, caso venha a utilizar IAs em seu fluxo de trabalho, saber o que ela está gerando.

Para quem é da área de design, saber desenvolver artes que saibam atingir as emoções humanas, empatia, criatividade.

Pra quem é da área da escrita, saber desenvolver textos de humanos para humanos, que saiba falar com o nosso semelhante de uma forma que só nos entendemos, dar emoção as palavras.

Pra cada área que uma IA pode fazer algo, existe uma característica que só nos podemos ter: a humana.

Espero que você saia deste texto menos ansioso(a) do que começou, e que consiga direcionar essa energia despendida em pensamentos ansiosos e/ou paralização, a se movimentar nesse presente, dessa forma, tudo que você pode controlar permitirá tornar seu futuro melhor.

Caso queira continuar o papo nos comentários e/ou em alguma outra rede, só chamar!


Obrigado pela leitura até o final!

Esse conteúdo faz parte da newsletter do projeto ViUmaVaga!

Toda semana enviamos na sua caixa de entrada conteúdo sobre tecnologia, carreira, mercado, além de VAGAS, links interessantes e até uma sugestão musical!

Trabalhamos duro para que nossa newsletter seja uma de suas preferidas!

Assine aqui!

Carregando publicação patrocinada...