O mercado aquecido de 2020/2021 vai voltar?
Dias desses ouvi uma pessoa recém chegada no mercado de tecnologia perguntando se o que aconteceu na pandemia: aquele boom de contratações, empresas disputando candidatos, praticamente os arrematando, outras dando treinamento pra quem não tinha experiência e as contratando em seguida, voltaria.
E assim… a menos que uma outra pandemia, ou algo parecido aconteça, nós não voltaremos a ver o mercado se comportando desta maneira.
Mas calma, vamos relembrar o que houve!
Estávamos diante um vírus e doença desconhecida, e de uma hora pra outra tendo que nos isolar, ao mesmo tempo em que tentávamos continuar trabalhando e estudando.
Neste tempo a demanda por serviços de tecnologia explodiu, necessidade que fez o mercado gritar em desespero por profissionais de tecnologia.
E nisso, muita gente subiu de salário astronomicamente, muita gente entrou na área já ganhando muito bem, passando fácil em entrevistas, emprego não faltava, era vaga atrás de vaga.
Eu mesmo lembro de ver o nosso bot no Twitter fritando de tantas vagas que marcavam ele.
Exceção à regra!
É importantíssimo ressaltar que, de certa forma, o mercado de tecnologia sempre foi de oportunidades.
Mas não digo que são oportunidades fáceis, mas sim que elas existem, e que com esforço e dedicação as conquistas são, de fato, alcançadas.
Mas na pandemia, foi uma exceção que distorceu completamente a área, o que resultou em muita gente interpretando que o mercado era daquele jeito sempre, principalmente pessoas mais novas, que não viram como era de 2019 pra trás.
E como já disse tanto aqui em edições passadas, quanto no Instagram e em outros lugares: o pós-pandemia veio com alguns baldes de água fria, sendo eles:
- Mundo “voltando” ao normal e serviços de tecnologia não sendo mais tão necessitados;
- Países em guerra;
- Inflações e dificuldades financeiras que aumentaram o valor dos juros.
Dentre outros fatores, esse pós fez a área vir transitar rapidamente da fama pra lama, pois além de subir a barra de exigências, conhecimentos e experiência para contratar, também deram início a vários layoffs e congelamento de vagas.
E como será daqui em diante?
Não dá pra saber como será o futuro e eu detesto tentar fazer previsões, mas de uma coisa eu sei: as coisas podem (e vão) sim melhorar, ainda que possam piorar ainda mais antes, rs.
Tudo é cíclico nesta vida, assim como a bonança foi temporária, a tempestade também não é eterna.
Voltaremos a ter um mercado em alta, incluindo até novas profissões e cargos, muito provavelmente como resultado de várias IAs que vem surgindo e seus impactos no mercado, além de outras tecnologias, mas não será como o que houve na pandemia, definitivamente.
Desta forma, se você gosta de tech e veio pra ficar, estude, se aperfeiçoe, entregue valor.
E se você for participar de entrevistas, se prepare, pois a régua não subiu, ela apenas voltou para o seu lugar como sempre foi antes de 2020.
O que aconteceu há 4 anos atrás foi um episódio à parte, não se engane achando que aquilo era um retrato fidedigno da área, mas também** não ache que iremos ficar pra sempre esquecidos** nesse vale da sombra da morte de vagas e oportunidades.
É uma questão de tempo pra o ciclo do mercado voltar a estar em alta, e a gente vai aprendendo e se adaptando pros momentos de baixa!
E você, o que acha disso tudo? Bóra continuar o papo nos comentários!
Obrigado pela leitura até o final!
Esse conteúdo faz parte da newsletter do projeto ViUmaVaga!
Toda semana enviamos na sua caixa de entrada conteúdo sobre tecnologia, carreira, mercado, além de VAGAS, links interessantes e até uma sugestão musical!
Trabalhamos duro para que nossa newsletter seja uma de suas preferidas!