Escrevendo menos código e pensando mais
Assim como no início dos anos 2000, quando nos deparamos com a chegada das IDEs, tendo por exemplo o bom e velho Microsoft FrontPage ou o Adobe DreamWeaver, o que trouxe uma série de mudanças no processo de desenvolvimento, formas mais produtivas de se trabalhar e etc, estamos agora também entrando em uma nova era de abstrações!
Me refiro a chegada de ferramentas que utilizam IA para auxílio e assistência no processo de escrita de código, como o mais popular Github Copilot, Amazon Code Whisperer, dentre outros.
Inclusive, na semana passadam foi lançado o beta do Github Copilot Chat, que está sensacional!
Com todas estas ferramentas, temos ao nosso lado uma assistência, ou um "co-pilot", muito útil no auxílio da escrita de código. O que torna, consequentemente, o desenvolvimento mais rápido.
Antes, nossa energia era investida em basicamente 50% escrita de código, (saber sintaxe) e 50% pensar no que estava resolvendo.
Agora, penso que 20% ou 30% estejam voltados à escrita, por termos ferramentas que nos auxiliem, e o resto inteiramente dedicado a pensar no problema que estamos solucionando, na solução que estamos querendo criar.
Essa subida de abstração, em meu ponto de vista, tende a subir a complexidade dos problemas que teremos que resolver.
Consequentemente abre o leque pra que muito mais soluções sejam necessitadas.
Ou seja, ao contrário do que vejo por ai o pessoal criando click baits e querendo criar medo na galera dizendo que não teremos trabalho ou coisas do tipo, eu vejo como mais oportunidades sendo criadas.
Claro que talvez, em determinados nichos, ou talvez algumas tarefas sejam de fato automatizadas, mas penso que não será da maneira que tentam brincar de futurologia.
Resumindo meu pensamento sobre tudo isso: continuaremos tendo que aprender linguagens, frameworks, afinal precisamos saber corretamente o que as ferramentas estão gerando, mas tendo uma maior ênfase pensando no problema, e menos na sua escrita.
E você, o que pensa a respeito? Tem utilizado alguma destas ferramentas? Qual tem sido o impacto no seu dia a dia?
Comenta aí embaixo nos comentários e bora continuar o assunto!
Obrigado pela leitura até o final!
Esse conteúdo faz parte da newsletter do projeto ViUmaVaga!
Toda semana enviamos na sua caixa de entrada conteúdo sobre tecnologia, carreira, mercado, além de VAGAS, links interessantes e até uma sugestão musical!
Trabalhamos duro para que nossa newsletter seja uma de suas preferidas!