Executando verificação de segurança...
2

Escrevendo menos código e pensando mais

Assim como no início dos anos 2000, quando nos deparamos com a chegada das IDEs, tendo por exemplo o bom e velho Microsoft FrontPage ou o Adobe DreamWeaver, o que trouxe uma série de mudanças no processo de desenvolvimento, formas mais produtivas de se trabalhar e etc, estamos agora também entrando em uma nova era de abstrações!

Me refiro a chegada de ferramentas que utilizam IA para auxílio e assistência no processo de escrita de código, como o mais popular Github Copilot, Amazon Code Whisperer, dentre outros.

Inclusive, na semana passadam foi lançado o beta do Github Copilot Chat, que está sensacional!

Com todas estas ferramentas, temos ao nosso lado uma assistência, ou um "co-pilot", muito útil no auxílio da escrita de código. O que torna, consequentemente, o desenvolvimento mais rápido.

Antes, nossa energia era investida em basicamente 50% escrita de código, (saber sintaxe) e 50% pensar no que estava resolvendo.

Agora, penso que 20% ou 30% estejam voltados à escrita, por termos ferramentas que nos auxiliem, e o resto inteiramente dedicado a pensar no problema que estamos solucionando, na solução que estamos querendo criar.

Essa subida de abstração, em meu ponto de vista, tende a subir a complexidade dos problemas que teremos que resolver.

Consequentemente abre o leque pra que muito mais soluções sejam necessitadas.

Ou seja, ao contrário do que vejo por ai o pessoal criando click baits e querendo criar medo na galera dizendo que não teremos trabalho ou coisas do tipo, eu vejo como mais oportunidades sendo criadas.

Claro que talvez, em determinados nichos, ou talvez algumas tarefas sejam de fato automatizadas, mas penso que não será da maneira que tentam brincar de futurologia.

Resumindo meu pensamento sobre tudo isso: continuaremos tendo que aprender linguagens, frameworks, afinal precisamos saber corretamente o que as ferramentas estão gerando, mas tendo uma maior ênfase pensando no problema, e menos na sua escrita.

E você, o que pensa a respeito? Tem utilizado alguma destas ferramentas? Qual tem sido o impacto no seu dia a dia?

Comenta aí embaixo nos comentários e bora continuar o assunto!


Obrigado pela leitura até o final!

Esse conteúdo faz parte da newsletter do projeto ViUmaVaga!

Toda semana enviamos na sua caixa de entrada conteúdo sobre tecnologia, carreira, mercado, além de VAGAS, links interessantes e até uma sugestão musical!

Trabalhamos duro para que nossa newsletter seja uma de suas preferidas!

Assine aqui!

Carregando publicação patrocinada...
2

Na minha opinião

Dreamweaver nada mais é que um primordio de editor de sites que qualquer hospedagem tem hoje. Só servia para MVPs ou projetos de baixa complexidade e não se encaixariam em uma aplicação empresarial de médio ou grande porte. Sem falar que a tecnologia front end evoluiu de forma exponencialmente mais rápido que essa ferramenta.

na semana passadam foi lançado o beta do Github Copilot Chat, que está sensacional!

Estou usando o copilot chat há mais de 6 meses no VSCode insider. Consegui ver ele evoluir consideravelmente. No início mal usava pq qualquer ia online já fazia um trabalho melhor que ele. Após o momento que implementaram a parte de usar seus arquivos como contexto para a sua pergunta ele realmente começou a se destacar.

Agora ele apresenta soluções para o seu código, com base no que já está desenvolvido no seu projeto. Mas ainda temos que tomar cuidado com ele. Não é difícil encontrar bugs e falhas técnicas geradas por ele.

Tenho a opinião que um junior não deveria usar esse tipo de ferramenta, porque ainda não sabe o básico, não sabe dizer se o copilot está ajudando ou atrapalhando.

Em resumo

Empresas grandes semproe tentam lançar ferramentas revolucioárias. Cabe a nós decidirmos como usar.

E acima de tudo ter o senso crítico se essa ferramenta está nos ajudando ou atrapalhando. Está solucionando nossos erros ou apenas apresentando códigos que aparentam ter uma qualidade mas não são tão bons assim.

Sem a base, sem conhecimento, sem realmente saber o que estamos fazendo qualquer ferramenta vira uma chave de fenda na mão de um leigo: Ele jamais saberá que parafuso apertar sem estudar

3

faço de suas palavras as minhas.

Sou estudante java. Estudo de forma indepentende pelo dev.java e por documentaçao, alem de que uso o chatGPT pra me explicar algumas coisas e o fórum GUJ me é bem util.

Aprendo mais por diversao e por ser algo que gosto muito e me desperta curiosidade e interesse.

Pra mim, o suco do desenvolvimento de software conta com a sintaxe e a logica. IA é bom, mas temos que saber como usar ela. ChatGPT as vezes falha em me auxiliar com a explicação mais a fundo de algo ou entao algum codigo de exemplo. Como sei que ele falha? analisando minha linha de raciocinio em meus estudos.

por mais que eu seja um iniciante em java, eu leio e releio trechos da documentação e de pdfs pra absorver 100% (ou próximo disso) de toda logica e sintaxe que a linguagem me fornece.

sem contar que quando voce absorve todas as possibilidades logicas que aquela linguagem te fornece... cara... sua mente vai aprofundando o nivel de abstraçao e criatividade, e voce acaba montando com as peças que a linguagem da, algo que a inteligencia artificial te daria depois de muita briga (ou as vezes nem isso).

Entao, sim. IA sao precisas, bem como qualquer ferramenta. Mas, foi como voce disse amigo:

"Sem a base, sem conhecimento, sem realmente saber o que estamos fazendo qualquer ferramenta vira uma chave de fenda na mão de um leigo: Ele jamais saberá que parafuso apertar sem estudar"

e deixo meu adendo: nao somente nao sabe qual parafuso apertar, como tambem a hora que ele decidir apertar qualquer um, ele nao pode apertar muito, nem soltar tanto... na verdade, seguindo sua analogia, tem certos parafusos que é melhor nem mexer...

2

Excelentes pontos, pessoal! É exatamente isso! No fim é uma ferramenta e cabe a nós saber como tirar melhor proveito, e para quais situações específicas!