7 conselhos de saúde mental sobre IAs e sua carreira para 2025
Fim do ano é quando muitas pessoas olham para trás, fazem aquela engenharia reversa nos acertos e nos erros, e também planos para o próximo ano.
Nessa linha, gostaria de deixar aqui alguns conselhos pra quem está ou quer entrar na área de tecnologia e vez ou outra fica com algum nivel de ansiedade ou preocupação ao se deparar com certas notícias ou “previsões” sobre o futuro em tech.
1-) Utilize IA pra te potencializar e não aposentar seu cérebro: IAs podem nos ajudar e muito em diversas tarefas, mas tente não ficar pedindo que ela faça o que você deveria fazer. Use-a para aprender coisas novas, fazer sim de fato as coisas repetitivas e/ou que não agregam valor a sua carreira/aprendizado. Use-a para te ensinar conceitos, explicar os motivos, razões, te trazendo mais conhecimento!
Mas mesmo com tudo isso, sempre procure validar o output delas, lembre-se que elas não vão dizer que não sabem algo e que também alucinam com frequência.
2-) Entenda aquilo que a IA te retornou: digamos que mesmo quando você pedir a ela um script simples, básico que seja, entenda aquilo, leia todo o código, e saiba o que todas as linhas fazem, cada propriedade e cada parâmetro diferente utilizado que você ainda não conheça.
3-) Estude, se capacite: mais do que nunca é importante entender o funcionamento de como funcionam as coisa na sua área, seja ela programação, design, dados, produto, devops, o que for… mesmo em época de IA “fazendo certas coisas”, elas não sabem o que estão fazendo, isso não gera conhecimento nelas, mas em nós, saber o funcionamento gera conhecimento, geram ideias, gera neuroplasticidade, no mínimo.
4-) Não dê atenção a clickbaits: tweets, posts, artigos e reportagens com chamadas sensacionalistas só se preocupam com clicks e pageviews, não deixe isso consumir sua saúde mental. Tente evitar o click em sensacionalismo assim.
5-) Fuja do hype das IAs: saiba que a cada lançamento de ferramenta nova da OpenAI ou qualquer outra empresa de GenAI, surgirão centenas de videos, tweets, artigos e uma penca de outras formas de mídia sobre: como ferramenta X vai acabar com a área W. Eles sabem que deixar pessoas ansiosas ou inseguras trazem cliques e engajamentos.
6-) Dê o seu melhor hoje: Evite aquilo que te traz uma ansiedade além do ‘normal’, que te paralise ou qualquer outra coisa que afete seu presente. Dê o seu melhor no trabalho que você tem hoje, nos estudos e projetos do presente. O futuro é impossível de prever, não conseguimos garantir que estaremos vivos daqui 1 hora sequer.
7-) Se atualize com fontes confiáveis e seguras: é importante sim se atualizar e saber as inovações, ferramentas, IAs e o que há de mais novo sendo desenvolvido. Mas que seja por fontes que queiram te informar, não prejudicar sua saúde mental. Procure por sites, newsletters e comunidades que se preocupem com isso!
(Como a nossa aqui do ViUmaVaga hub! 😉)
8-) Não fique só: participe de comunidades, vá em eventos presenciais, faça amizades, amplie o networking, isso é muito rico, valioso, saudável e faz um bem absurdo pra você, sua saúde mental e sua carreira! Dê ainda mais atenção a este conselho se você trabalha em formato full home-office.
Por enquanto é isso turma, espero que tenham gostado e que sejam úteis para vocês!
Forte abraço!