Aprender uma linguagem de programação demora 2 meses
Na linguagem que estamos aprendendo, existe um universo de artefatos e APIs que a gente não conhece, e um ainda maior de coisas que a gente nem sabia que tinha na linguagem.
Mas o fato é que no dia a dia, você não vai precisar saber 100% de todos os artefatos dessa linguagem.
Você precisa saber apenas o suficiente para resolver o seu problema, o problema da empresa ou problema do seu cliente HOJE.
Os problemas do mundo real, problemas cotidianos, mais comuns, demandam 70% do conhecimento da linguagem.
Você não precisa saber todo 70%, você precisa saber boa parte dele.
Como operadores lógicos, tipos de variáveis, laços, escopos, como funciona o fluxo de leitura do compilador... conhecer a sintaxe da sua linguagem no geral.
Com isso, você já sabe uma linguagem de programação, o restante você aprende sob demanda e ao longo do tempo.
Esse processo pode demorar 1 mês, 2 meses, 5 meses, varia de pessoa, seu tempo disponível para estudar, sua facilidade com lógica e outros fatores.
Tudo o que você aprende depois dessa fase, faz parte do universo de desenvolvimento de software no geral.
API Rest, GraphQL, CQRS, Domain Driven Design, Clean Architecture, TDD, testes no geral, SOLID, Clean Code, filas, assíncronismo, imutabilidade, threads, cores, balanceamento de carga, IPv4, IPv6, web sockets, SSL, TCP e UDP, model view controller, banco de dados relacionais e não relacionais, cache...
Tudo isso não faz parte de aprender a programar, e muito menos de aprender a programar na linguagem específica X.
Isso tudo faz parte do desenvolvimento de software, são soluções de problemas desse universo.
Você vai passar por tudo isso, independente da linguagem que escolher aprender no começo. E depois de aprender lógica de programação, e a sintaxe de linguagem X ou Y, vem essa parte.
Se você entende bem lógica de programação, a sintaxe da sua linguagem escolhida, e um conceito desses que eu citei, você apenas terá que aprender como transcrever essa solução no formato de código na sua linguagem.
Concordam?