Desafio #12in23 da Exercism
Esse ano me deparei com o desafio #12in23 e decidi compartilhar minha jornada em uma série de posts ao decorrer do ano.
Antes de explicar melhor sobre o desafio, farei uma breve apresentação da Exercism para os que ainda não conhecem.
Exercism
Exercism é uma plataforma online open-source e totalmente de graça para aprender e praticar programação. Existe uma grande comunidade com pessoas do mundo todo contribuindo na plataforma e atualmente são 66 linguagens de programação disponíveis em trilhas.
Cada trilha tem uma quantidade de exercícios que podem ser praticados, e a cada exercício um novo conceito da linguagem é apresentado. Um ponto a ser notado nas trilhas é que algumas contém o Learning Mode. Essas trilhas terminam sendo mais interessantes por conter um programa de estudos mais organizado e todos os novos conceitos são explicados passo a passo.
Mas não se preocupe caso a linguagem que você esteja aprendendo ainda não tenha o Learning Mode disponível. Uma das funcionalidades mais legais da plataforma é poder receber e dar mentoria na resolução dos exercícios e você também pode checar o fórum da comunidade para tirar dúvidas.
Infelizmente a plataforma ainda não tem um suporte para português e todos os exercícios, conceitos e mentorias são feitos em inglês. Mas não se desanime, é uma ótima oportunidade para praticar também o inglês.
The #12in23 Challenge
Okay, mas o que é esse desafio?
Bem, ele consiste em aprender/praticar 12 linguagens de programação em 2023.
12 linguagens em apenas um ano? Só pode ser brincadeira, né?
Calma... A ideia não é ser um expert em todas essas linguagens em um curto período. O desafio pode ser visto como uma oportunidade de conhecer paradigmas diferentes, sair um pouco da sua zona de conforto, ter um primeiro contato com uma linguagem que você pretende aprender no futuro. Enfim, muitos conceitos de programação podem ser adquiridos independentemente da linguagem utilizada. Ao passar por esse desafio, suas habilidades de lógica e programação com certeza estarão mais solidificadas.
Como funciona o desafio?
Para que uma linguagem entre para a contagem do desafio é preciso resolver 5 exercícios da trilha sem contar com o Hello World. Se quiser saber mais veja o vídeo de apresentação.
Mas são 66 trilhas diferentes, quais linguagens devo escolher?
Há poucos dias divulgaram o The Official #12in23 Calendar. Cada mês terá um tema para facilitar sua escolha, indo de linguagens da web até linguagens de baixo nível. Você pode conferir a lista com sugestões aqui.
É isso pessoal! Queria ter escrito o post um pouco antes, mas estava testando a plataforma e arrumando um tempo para escrever. Janeiro já está acabando, mas você pode escolher uma linguagem que tem mais familiaridade para ir iniciando e depois ir seguindo os temas certinhos. Já fiquem ligados no Functional February para tentar uma linguagem funcional em fevereiro.
Se quiserem, acompanhem meu perfil. JavaScript foi a linguagem de janeiro e para fevereiro estarei me aventurando em Haskell.