Executando verificação de segurança...
1

Minha jornada do funcionalismo público até o emprego recebendo em dólar

Bem, esse post tem o objetivo de mostrar como foi o meu caminho de crescimento de confiança e conhecimento técnico que me permitiu pedir as contas do funcionalismo público para ser contratado em uma empresa como PJ e recebendo em dólar. Espero que esse texto possa de alguma forma motivar alguém ou apenas trazer alguma dica útil.

Tudo começou no início de 2020 quando resolvir dar um basta na quatidade de anos de estudos em inglês que não me levava a lugar nenhum. Defini que 2020 seria o ano que aprenderia um novo idioma de vez e foi exatamente isso que corri atrás. Até o meio do ano foquei apenas em aplicativos como Cambly, Babel e Memrise. Esse último me ajudou muito com vocabulário. Esse aplicativos me deram uma boa base para seguir para um outro nível, aula de inglês com professores nativos no Cambly. Isso era muito importante porque eu travava e tinha medo de falar inglês, essas aulas me permitiram muito mais perder a vergonha de falar do que ter aprendido novas gramáticas. Foram 12 meses de aulas.

Até então eu estava trabalhando presencial na Marinha do Brasil aqui no Rio de Janeiro. Não tinha muita expectativas de sair, era ainda o meio da pandemia. Porém uma coisa aconteceu que abriu meus olhos. Quase não mexia no meu Linkedin e um belo dia resolvi dar uma atualizada no meu perfil. Depois disso recebi a mensagem de um startup famosa brasileira para participar de um processo seletivo. Como não querendo nada, participei do processo e fui até a última etapa. Só não passei porque cometi alguns "sincericídios" (quem nunca??) hahaha. Enfim, isso me deixou com um gostinho na boca e descobri que eu tinha alguma chance com essas vagas e quem sabe alguma vaga internacional.

Comecei então a focar no Linkedin e cada vez mais recebia mensagens de diferentes tipos. Mas ainda me sentia um pouco desconfortável porque gostaria de estar mais preparado tecnicamente. Fiz vários cursos no Linkedin, os principais foram:

NodeJs, Typescript, TDD, DDD, Clean Architecture e SOLID - Rodrigo Manguinho - https://www.udemy.com/course/tdd-com-mango/

Microservices with Node JS and React - Stephen Grider - https://www.udemy.com/course/microservices-with-node-js-and-react/

Após isso participei de alguns processos seletivos internacionais e percebi que meu conhecimento de Estrutura de Dados e Algoritmos era insuficiente para as vagas internacionais. Daí então resolvi pagar a plataforma da AlgoExpert para estar preparado para esse tipos de testes.

Fiz muitas entrevistas, muitos "nãos", mas enfim em Maio desse ano recebi o meu primeiro "sim" e aqui estou para contar essa história. Após quase 2 anos e meio de preparação onde eu não sabia falar inglês e tinha pouco conhecimento técnico das novidades. Ahh nesse tempo eu migrei de Java para o mundo do Node.JS, então tive que aprender muuita coisa. Saí do meu emprego público e hoje estou com quase 7 meses nesse novo trabalho.

É lógico que aprendi muito nesse processo e poderia ficar escrevendo por mais horas para contar todos os detalhes, mas não quero deixar o texto massante e chato. Bem, se o pessoal achar que o conteúdo tá bom eu posso continuar falando minhas experiências. Eu sei que muitas pessoas tiveram experiências parecidas, mas também sei que muitas pessoas se espelham em outras pessoas para tomarem seus próximos passos. Então é isso, até mais.

Carregando publicação patrocinada...
1

É muito bom ler histórias de pessoas que alcançaram este nível e como fizeram para chegar lá. Parabéns!

Sobre o Cambly, pelo seu relato me parece que te ajudou bastante. Poderia dar mais detalhes?

1

Obrigado. Então, eu fiz aulas 2x na semana de 30 minutos durante 1 ano. Nesse período tive aulas com vários professores nativos com tipo diferentes de aula. Eu gostava mais de conversar sobre coisas aleatórias e receber algumas correções e quando tivesse alguma dúvida eu perguntava e tinha algo parecido como uma aula. Mas aí vai do seu estilo e do professor. Mas valeu cada centavo, perdi totalmente o medo de falar e me sinto muito confiante, embora meu inglês não seja perfeito, longe disso.

1

Muito inspiradora sua história, eu estou em um impasse sou farmacêutico e quero migrar para a area da programação. Em minha área de formação não vejo muitas limitações e falta de valorização do mercado. Aprendi um pouco de JavaScript e a vontade de mudar o de área e ir para outro país tá grande! Obrigado pelo relato.

1

Obrigado Douglas. Segue firme e segue na busca. Tenta ver os seus problemas atuais, os seus gaps e focar neles. Não se preocupe com o tempo porque quando olhar para trás vai ver que valeu a pena o esforço. Ahh e gasto com estudos eu trato como investimento, então não tenha pena de gastar em você mesmo.