Executando verificação de segurança...
Respondendo a [Não disponível] dentro da publicação Por onde começar na programação em 2023
1

Fala cara, blz?
Também não tenho a pretensão de ser dono da verdade.
Apenas cordialmente discordo do seu ponto de vista baseado também na minha observação de mercado, vivência e contato com outros devs e amigos.

Indo pro remoto, a concorrência é amplifica, mas a oportunidades também.

inclusive sai do meu estado e me mudei para outro com mais de 1500km de distancia

Fiz o mesmo em 2018 saindo de Aracaju para São Paulo. Hoje tô de volta a minha cidade, com custo de vida baixo, trabalhando remoto.

90%(extimativa minha) das pessoas que entrão na area de ti é só pela grana

Essa estimativa está muito equivocada, creio eu. Talvez seja tão alto o número que pessoas que tentam entrar na área. Mas a maioria fracassa justamente por ser só pela grana.
Repara nos colegas com os quais vc já trabalhou. 90% parecia não ter gostar do que faz fora o salário?

Sucesso é irelevante

Claro que não é. Todos almejam sucesso, se fosse irrelevante, ninguém almejaria.
E eu não defini sucesso de alguma forma. Deixei justamente aberto para o que pode ser sucesso pra cada um. Não precisa ficar milionário, trabalhar no google, etc.
Eu já me considerava bem sucedido quando meu salário era menos da metade do que é hoje.
Sucesso é chegar onde se deseja chegar. E quanto mais paixão você tiver pelo que faz, mais chances vc tem. (claro que se for sonhador demais, tipo jogar como o Messi, talvez toda paixão do mundo não seja suficiente rsrs)

muitos odeiam ser jogador e estão jogando porque é oque sabem fazer e viram uma oportunidade de sair de onde estavam, conheço muitos jogadores e a maioria odeia ser jogador, afinal não é facil acordar cedo, ter alimentações super baleceada, e ter que treinar todos os dias

Foi só um exemplo, não se apegue a isso.
Mas mesmo que se quiser manter a comparação, eu duvido que muitos jogadores odeiam jogar. Eles odeiam as obrigações, as rotinas restritas e etc como você mencionou. Mas aposto que se aposentassem agora, jogariam nos fins de semana porque gosta do que fazem. Assim como um dev apaixonado tmb não vai gostar de certas coisas como ter que reportar status para um Manager, ter muitas reuniões, ter que responder críticas ao seu código no code-review e etc. Isso não anula o gosto pelo core da coisa.

Abraço

Carregando publicação patrocinada...