Executando verificação de segurança...
4

Acho que adquirir mais experiência e conhecimento é meio óbvio.

Quando ainde se está muito longe do teto médio do mercado, eu acredito que o modo mais fácil é mudando de emprego.
Eu vejo que os aumentos de salário dentro de uma empresa, costumam ser bem poucos ao longo do tempo. Enquanto é mais fácil ter um aumento mais considerável apenas mudando de emprego, aplicando para uma vaga que paga consideravelmente mais e passando no processo de outra empresa.

Mas eu digo que é o mais fácil, não o único, até pq eu mesmo "fujo" a essa regra.
Em 2 anos eu praticamente dobrei meu salário dentro da mesma empresa.
Porém, sempre conseguir os aumentos ao chegar pro meu gestor e dizer que estava com uma proposta melhor.
Muitos não veem isso com bons olhos, barganhar dessa forma. A empresa quer que vc vista a camisa e veja a empresa como sua família, se vc quer sair pq ofereceram mais, vc é um mercenário ingrato (kkkkkkkk).
Mas não me importei. Eu fiz isso, porém dizendo, honestamente que o que eu gostaria mesmo era de ficar, porém o salário pesava para mim.
Inclusive em uma das vezes eu aceitei um aumento que chegava perto, mas não igualava com a outra proposta que recebi, mas aceitei ficar pq gostava de lá.

Entrei como dev senior com o piso do salário do senior. Na época, 8300 se não me engano. Após uns 6 meses recebi uma proposta de 10200. Fiz o que mencionei acima e meu gestor me conseguiu 9800. Mais alguns meses dps, recebi uma proposta de 13k.
O gestor do meu gestor (eu tava ficando importante) foi que negociou comigo fazendo questão que eu ficasse. Porém o RH tinha regras sobre dar aumentos em menos de 1 ano. Então ele conseguiu para mim um bônus de 2 salários contanto que eu assinasse um termo de permanência de 2 anos.
Acabou que o RH enrolou de mais e esse bônus não saiu. Alguns meses dps recebi outra proposta de 14. Levei para o gestor do meu gestor novamente, ele brigou com o RH, conseguiu uma oferta de 15k pra mim + aquele bônus de 2 salários já baseado nesses 15k.

Mas é claro que nada disso foi atôa.
Eu estava dando o meu melhor e me destacando. Rapidamente virei Tech Lead e um dos pilares da transformação digital da empresa.

Seja bom, se prepare, se dedique (para ser melhor, não se matando de trabalhar sem ser valorizado), saiba seu valor, não tenha vergonha de cobrar o seu valor.
E faça entrevistas, receba propostas. Pois é o jeito mais assertivo de descobrir o seu valor pro mercado.
E não veja a empresa como "sua família". Sua casa fora de casa.
É só um emprego para garantir o seu sustento e com sorte o seu conforto também.

Carregando publicação patrocinada...