- Projetos que mostrem uma UX interessante, que demonstre cuidado com a qualidade, não uma tela feia só pra mostrar que sabe chamar uma API e apresentar dados na tela. Que também demonstre que vc conhece e sabe usar o Framework/Lib com o/a qual você trabalha (no caso do React, uso correto dos principais hooks, Context API, componentização, etc). Eu não focaria em quantidade, mas qualidade e que vc vá evoluindo ele enquanto tiver tempo e não tiver conquistado sua vaga ainda.
- Aprender a se vender como profissional. Porque digo isso: trabalhei nas Lojas Riachuelo, maior fast fashion do Brasil. Era Tech Lead, com 20 devs abaixo de mim, em um projeto core da empresa (Pontos de Venda - Caixa Desktop e Mobile). Redeseenhei toda arquitura dos sistemas de vendas, integrando com outras plataformas (ecommerce, app da loja, sistema da financeira, plataformas omnichannel), tudo utilizando technologias modernas, AWS, microserviços, etc. De ponta a ponta, desde desenhar a arquitetura, criar e estruturar os projetos de cada serviço, treinar os devs, montar em conjunto com devops a esteira de CI/CD, tudo tinha minha mão. Daí fui em busca de oportunidades gringas, fechei com salário de 3k dólares. Muito pouco para as minhas habilidades e experiência. O motivo? Eu não soube me vender. Eu tinha colegas com menos experiência, fazendo mesmo que eu (mas um pouco pior, pq entregavam com menos qualidade, código pior, participavam menos de discussões de nível mais alto) recebendo 7/8k dólares. Eles souberam se vender.
- (Achismo aqui) - Creio que entregas mensuráveis (entreguei tal projeto que reduziu X em custos pra empresa; reduzir o tempo de resposta da api em X%, etc). Boa comunicação para lidar com o time e especialmente cliente (se for consultoria).
- Eu diria que vc não deveria gastar energia pensando nisso, pq vc não te controle sobre isso. De qualquer forma, não, existe ter as habilidades que eles precisam. Mas anos de experiência podem influenciar no valor acertado é claro. E eles tem uma percepção de senioridade diferente do mercado brasileiro. Acredito que em geral 10 anos de experiência ainda é midlevel rsrs.
- Mais uma vez: saber se vender, Soft-skills. Não sei te dizer objetivamente o que fazer. Mas especificamente no caso de front-ends por exemplo, eu noto que muitos ficam presos nesse nicho. Sabem muito de React, html, css, ui libraries, etc. Mas não sabem nada sobre backend. Saiba o mínimo. Não estou falando ser fullstack, mas não seja refém do backend, que pode te fornecer uma API de um jeito porco que vai passar todo o trabalho pra vc se virar. Não se deixe ficar de fora das discussões sobre novas features num nível mais alto, participando apenas qnd se trata de UI. Fale sobre qualidade de código na entrevista: código limpo, design patterns, etc. Muita gente sabe apenas entregar, mas sem qualidade.
Por fim, pegar dicas com outras pessoas é sempre bom, claro. Mas nada vai ser melhor do que vc simplesmente aplicar pra vagas e ver qual é. Aprender com os fracassos e seguir aplicando e corrigindo as falhas (estudar algo que perguntaram e vc não sabia, praticar mais inglês, etc) até dar certo