Executando verificação de segurança...
3

Como iniciante em programação, iniciei com Python. Para qualquer pessoa que nunca viu uma linha de código sequer, é muito complexo. Com o passar do tempo, conhecendo JavaScript, Java, SQL, percebi o quão fácil e intuitiva é a linguagem Python. Além de nunca ter visto uma linha de código sequer, estou em transição de carreira para tecnologia e comecei logo pela faculdade. Lá na facu, começamos por Portugol, depois Pyhton, na sequência HTML, CSS e JavaScrip.
Foi aí que notei que, em termos de "vangaem pedagógica", é muito mais interessante que o iniciante comece por HTML e CSS. Pelo fato de gerar resultado visual imediato, acaba emplgando mais e nos fazendo ter mais vontade de continuar. Às vezes, fazer exercícios para entender sintaxe, operações simples, tratar strings fica meio enfadonho. Ver uma página web ser construída e sentir que você é capaz de fazer isso sozinho é muito satisfatório! Aí depois, a gente precisa fazer essa página funcionar... nesse momento, já fomos contaminados pela tecnologia e o back-end é aprendido com muito mais gosto.
Sendo o básico para desenvolvimento web HTML, CSS e JavaScript, como iniciante que sou, recomendo fortemente que se inicie por essas linguagens. Elas servirão como adaptação para futuras linguagens de programação e base fundamental para os frameworks (no caso do JS).
Hoje eu faria da seguinte maneira: Procuraria cursos de HTML (linguagem de marcação) e CSS (linguagem de estilização). Depois que estivesse craque, estudaria lógica de programação e JavaScript (linguagem de programação propriamente dita). Quando estivesse manjando bastante de JS puro, partiria para uma outra linguagem de programação e para uma linguagem de banco de dados.

Com toda humlidade e respeito à comunidade dev experiente, coloco aqui minha opinião de iniciante e o que acho mais simples para o progresso dos futuros devs.

Abraços!

Carregando publicação patrocinada...