Executando verificação de segurança...
2

Automatizador de testes É SIM programador

Bom, antes de começar, vamos a uma breve introdução. Meu nome é Vinicius Reinehr, comecei a trabalhar com programação no ano de 2007. Já programei em PHP, NodeJS, Java, React, entre outras linguagens e frameworks de programação. Entrei no mundo da Qualidade em Janeiro 2021 de cabeça, assumindo a liderança de uma equipe de Automação de Testes. Hoje, sou Chapter Leader de 5 equipes de qualidade e continuo estudando programação implementada na qualidade.

Na minha visão, o que é Qualidade no desenvolvimento de software?

Qualidade é, um código bem escrito e documentado, uma cultura de testes que vem desde a escrita das estórias até a entrega em produção, o pensamento de todos como usuários, se colocando sempre no lugar daquele que irá consumir aquela funcionalidade.

O que é a automação em tudo isso?

Automação é agilizar o dia a dia dos testes e aumentar a visibilidade de como está a qualidade daquela ferramenta, possibilitando a execução programada e a execução sob demanda, executando testes regressivos no menor tempo possível para não impactar negativamente no Lead Time das entregas.

E porque eu considero um Automatizador de Testes como programador?

Porque dentro da automação, podemos sim implementar conceitos da programação, para melhorar também o código da automação aumentando a escalabilidade.

É possível implementar conceitos do S.O.L.I.D na automação?

Sim, pois quando desenvolvido o código utilizando conceitos como o S.O.L.I.D. nós melhoramos a compreensão do código por automatizadores futuros.

É possível testes unitários na automação?

Com certeza. Quando criamos métodos que executam cliques, preenchimento de campos, get de informações, podemos sim criar testes unitários que garantam aquela determinada ação, fazendo com que qualquer modificação no método seja validada pelo teste unitário.

Sendo assim, um automatizador pode criar ferramentas de testes em Java, Javascript, Typescript, etc, utilizando os mesmos conceitos utilizados no desenvolvimento de software, com métodos, testes unitários, lint, etc.

Ou seja, AUTOMATIZADOR É SIM PROGRAMADOR!

Você que trabalha como QA, que faz automação de testes e tem medo de se assumir programador, perca esse medo. Você é tão programador quanto qualquer programador e seu trabalho é tão importante quanto o trabalho de quem está criando a funcionalidade.

Em breve, compartilho por aqui exemplos de automação para comprovar minha tese.

Um grande abraço!

Carregando publicação patrocinada...
2

Vincius, show de bola, vou compartilhar essa publicação com colegas que trabalham na área!

Em paralelo, reformatei sua publicação para adicionar um pouco de Markdown e separar os sub-títulos, veja o que achou 🤝

1