Discordo totalmente de você, inclusive com um rápida pesquisa no Google você irá perceber que as big techs já estão deixando de lado a exigência de diploma e estão buscando habilidades, no quão aprofundado você é em alguma habilidade.
Vamos ao seguinte ponto, se você fosse dono de uma empresa você investiria seu tão suado dinheiro em um profissional que se formou na USP e programa há 1 ano em Java, ou contrataria um cara que é introvertido, sem formação, mas sabe java de ponta a ponta, já entregou diversos projetos como freelancer, já trabalhou em diversas empresas prestando serviços como PJ, qual você escolheria?
Inclusive vou além, hoje em dia está em alta prestar serviços de programação para o exterior, você acha que uma empresa lá dos Estados Unidos está preocupado se você se formou numa Universidade brasileira, seja ela pública ou privada?
Se você quer ser um empregado medíocre de pequenas e médias empresas brasileiras, vá e invista seus esforços na faculdade, agora se você quiser ser bem sucedido não perca seu tempo com essa bagaça.
E antes que diga, eu não vendo curso nenhum, eu vivo o que eu digo.