Executando verificação de segurança...
2

Muito legal, Leo! Realmente, com tantas stacks disponíveis por aí é bem difícil definir um norte. No meu caso, por exemplo, eu optei por começar com PHP e banco de dados MYSQL (backend) e HTML, CSS e JS (frontend). Quais vocês escolheram, turma?

Carregando publicação patrocinada...
3

hahhahaha, eu comecei pelo meu contexto em que vivia.

Apesar de eu não trabalhar ainda (tenho apenas 16 anos), escrevi minha primeira linha de código em LUA, no final de 2018. Naquela época eu jogava um jogo online (MTA), na qual possuia a oportunidade de desenvolver script's para a comunidade online.

É claro que, eu não me dedicava naquele momento, apenas desenvolvia coisas simples, como escrever coisas no chat de modo automático ou algo do tipo.

Depois de um ano, no final de 2019, comecei acompanhar meu pai no trabalho (nessa época eu nem jogava mais), onde havia muito o uso do Excel para a criação de relatórios. Desse modo, eu como sempre fui um cara curioso, comecei a pesquisar sobre, comecei criando algo simples, com operadores, até começar utilizar em meus estudos. Infelizmente, eu não tenho mais acessos a essas planilhas (queria muito revê-las). Conheci o VBA, que foi meu pontapé com a programação, usei ele até o final de 2021, na qual desenvolvi uma planilha de estudos (link dela aqui, e publiquei gratuitamente).

Após isso, criei uma versão paga, que foi realizada apenas uma venda, infelizmente, porque eu desanimei, não tenho controle sobre as versões das pessoas, o que elas compram.

Com isso, após de três mil vira voltas, comecei com C#, foi por acaso, mas por pura coincidência, ele é bem parecido com o VBA, o que me fez se identificar.

Desde então, venho estudando HTML5, CSS3, muito pouco de Javascript e C#.

1

A primeira linguagem que eu tive contato foi Pascal, através da IDE Turbo Pascal, mas dali pra frente foi uma época muito ruim de contato com programação para mim. O primeiro respiro que tive foi quando encostei no PHP 🤝