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5 Passos para o MVP

Aqui vai de uma forma bem resumida, do jeito que passo para os meus alunos em sala de aula (dou aula para adolescentes de 12 a 15 anos).

Se você ainda não sabe o que é MVP, se trata de Produto Mínimo Viável, uma versão mínima de um produto que já serve para entrar no mercado... e esse produto vai evoluindo à medida que recebe feedbacks dos clientes/usuarios, e já faturando custeia melhor seu crescimento. Um exemplo clássico é o Facebook, que começou como uma simples rede social... e foi tendo novas áreas como: Marketplace, Namoro, Jogos, etc...

Bom... Vamos lá:

5 Passos para o MVP

1. Análise de Mercado

Entenda se a ideia é economicamente viável (ou ao menos sustentável), possíveis demandas não atendidas, fatias daquele mercado atual, principais players, etc.

2. Identificação do Público Alvo

Identifique o público alvo que melhor adere ao seu produto, se o seu produto resolve algum problema... identifique o público que será beneficiado e ficará feliz em adquirí-lo.
Após fazer isso, reajuste a análise de mercado agora levando em consideração o público que deseja alcançar, e reavalie a viabilidade antes de prosseguir para o terceiro passo.

3. Imersão no Público Alvo

Mergulhe no público alvo, conviva com eles, tome para si as dores deles. Quanto mais você se envolver com as dificuldades enfrentadas pelo público alvo, mais feedbacks e ideias pode ter para consolidar a sua fatia de mercado. Então se o seu produto é na área esportiva por exemplo... conviva com atletas, treine como um atleta, coma o que eles comem, frequente os lugares que eles frequentam, seja como eles são nos mais profundos detalhes que conseguir.

Esse é sem dúvida o processo mais importante pré-produção do MVP, e talvez o processo mais demorado. É aconselhável fazer isso por pelo menos 3 meses, quanto mais tempo passar aqui... Melhor vai ficar o seu produto (mas não espere demais pra não perder o timing)

Depois de ter feito isso, e ter muito claro na sua mente à fundo quais necessidades o seu produto irá suprir... então refaça a análise de mercado com os novos dados, verifique a viabilidade novamente, e [se for necessário] ajuste o público alvo.

4. Escopo e Prototipação

Monte o escopo do projeto com todas as especificações técnicas, e registrando antecipadamente a maior riqueza de detalhes possível sobre como esse produto deve ser.

Faça um protótipo minimamente funcional. É nesta fase que, se você quiser, normalmente se capta investimento externo.
Com a análise de mercado bem posicionada, escopo e protótipo em mãos, os investidores sentirão a confiança necessária de que o projeto está em boas mãos.

Lembre-se que é um MVP (Produto Mínimo Viável), então pense na versão mais básica possível, que já atenda uma fatia de mercado... pra que você consiga entrar gastando pouco, e evoluir recolhendo feedback de clientes ativos e faturando ao invés de só gastar com produção. Lucro não é tão importante nos primeiros meses (talvez até primeiros anos), o importante é minimizar o gasto com alguma receita, e melhorar o produto através de feedbacks dos clientes.

5. Produção

Então, passadas as fases... você já sabe tudo o que precisa fazer, está no seu escopo.
Produza!
Monte os próximos passos da evolução do seu produto como um planejamento futuro... para melhorar suas chances de sucesso, ao coletar o feedback para evoluir seu produto, você pode repetir os passos anteriores aqui antes de decidir implementar uma modificação significativa no seu produto.

Geralmente, antes do lançamento do produto, a produção costuma ter 3 fases:
1. Alfa: Nesta fase pessoas selecionadas testam o produto e fazem feedbacks velados e privados de mudanças. Grupo pequeno e controlado.
2. Beta: Nesta fase recomenda-se um teste mais aberto, com um público maior, com coleta de dados mais abrangentes, como pontuação por categoria de público.
3. Produto Final: Aqui já é o produto pronto para lançamento.

Repita essas fases para cada versão do seu produto.

Recomenda-se 3 a 5 meses entre o Alfa e o Produto Final, e as campanhas de "Esquenta" sejam feitas uns dias antes dos testes Alfa. Então aproveite os testes dessas fases para entusiasmar o público com conteúdos dos testes, incentive-os a se inscreverem para o teste beta. Mantenha a o nível da campanha de esquenta até a metade do teste beta... então você aumenta a temperatura do "Esquenta" gradualmente até estar fervendo no pré-lançamento.

Tudo isso... costuma levar de 6 meses a 1 ano para lançar um bom produto no mercado. Não se precipite, Roma não foi construída em um dia.

OBS. Prazos e métodos podem variar de acordo com o tipo de produto/serviço que você está disponibilizando. Eu enfatizo "produto" porque as aplicações do método sobre serviços varia muito da atividade.

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Muito bacana o conteúdo. Tenho um professor de empreendedorismo e inovação na faculdade que sempre ressalta um ponto importante, muitas vezes negligenciado pelos engenheiros.

Quando falamos de montar uma empresa, mais importante do que um produto incrível é um produto vendável. Criar algo que as pessoas estejam dispostas a pagar por!

Por isso ele enfatiza que um MVP só é um MVP depois que alguém pagou por ele!

O produto precisa entregar valor suficiente pra que alguém esteja disposto a pagar por. O que as vezes é bem mais difícil do que parece.

Segue a baixo uma recomendação de vídeo sobre o tema pros interessados em montar startups.

Aqui Michael Seibel da YC (maior aceleradora do mundo) ensina a construir um MVP
Abs

https://www.youtube.com/watch?v=QRZ_l7cVzzU

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Então... ao longo da minha vida eu fiz inúmeros projetos inéditos, sobre assuntos que eu não fazia a menor ideia. Mas o passo 3 acaba com isso, a imersão no público alvo é exatamente para você começar a fazer parte do seu próprio público alvo para entendê-lo melhor. E nisso, significa passar a consumir produtos semelhantes.

Até houve um desconforto no escritório um dia em que apareceu um projeto de "Cemitério Virtual", tipo um marketplace para os entes queridos prepararem funerais de última hora. O CEO ficava perguntando "Quem vai fazer a imersão no público-alvo?" rsrs.
E recusamos o projeto, não porque era ruim, mas porque não queríamos passar 3 meses imersos em pessoas de luto.