Executando verificação de segurança...
6

Sou qualificado para um estágio?

Geral

Quem sou eu?

Eu sou o Luis e tenho 17 anos e estou no terceiro ano do ensino médio, meu maior hobby sem duvidas é programar, tenho uma GRANDE paixão pela tecnologia desde pequeno. Tudo começou a partir de jogos online, quando eu pesquisei "como criar um servidor samp" e tive meu primeiro contato com java, mesmo não entendendo nada, eu com meus 12/13 anos achei aquilo incrivel, 1 ou 2 anos depois comprei um curso de desenvolvimento de jogos da DANKI CODE, mesmo depois de um tempo assistindo o curso eu não conseguia entender, a pessoa que gravou o curso simplesmente começava a codar e não explicava nenhum fundamento do que ela estava fazendo, e isso fez com que eu me distanciasse um pouco da programação.

Quando realmente comecei a programar

Em janeiro de 2021 comprei um curso na Udemy (Python 3 do Básico ao Avançado) onde o professor Luis Otávio Miranda me ensinou literalmente DO ZERO como funciona a programação. A partir dai eu simplesmente comecei a adquirir conhecimento na área.

Meu conhecimento na área web

Em fevereiro de 2022 tive meu primeiro contato com desenvolvimento web quando comprei o um curso de desenvolvimento Full-Stack em Node.Js na Awari, onde aprendi desde front-end com React até o back-end com express. Graças a esse curso, descobri minha paixão, Back-end, nele descobri um mundo novo, aprendi muitas coisas novas.

Projetos

User-Service

Esse projeto é um dos maiores que já fiz com layered architecture, ele consiste em uma api que vai cadastrar, ler e validar um login de usuário com email e senha, parece simples, mas apliquei todo conhecimento de um profissional nesse projeto, como (git, testes unitários com jest, Rest api, Typescript, Docker, proteção de dados, entre outros). Ainda estou desenvolvendo ele e pretendo sempre melhorar ele para deixa-lo de portifólio.

API-Localiza

Uma api simples em JavaScript com as tecnologias (MongoDB e Express). Ela consiste em ser uma api de aluguel de carros e gerenciamento de usuários/funcionarios.

Tecnologias

Bom conhecimento

  • Python
  • JavaScript
  • NodeJs
  • Express
  • MongoDB
  • Restful

Médio conhecimento

  • Git
  • TypeScript
  • React
  • Docker

Pouco conhecimento

  • Jest.js
  • MySql

Sou qualificado?

Agora eu gostaria de saber, sou qualificado para conseguir um estágio? se sim, oque eu posso fazer além de ficar entregando um monte de curriculo e não receber nenhum retorno?
Se quiser me contratar, entra em contato comigo no meu insta :P
Obrigado pela atenção

Carregando publicação patrocinada...
10

Olá, viinilv! Na minha opinião você tem conhecimento o suficiente para estágio, tendo em vista os projetos que já fez. A primeira oportunidade é realmente um pouco complicada de achar, mas quero te dar algumas dicas para te ajudar nessa procura.

LinkedIn

O LinkedIn foi onde consegui minha primeira oportunidade de emprego, recomendo você utilizar ele para procurar vagas (vagas remotas e presenciais), detalhar seu currículo e postar seus projetos. Creio que também seja uma alternativa melhor do que usar o instagram para tratar assuntos profissionais. Uma das grandes vantagens do LinkedIn é que você também pode ser achado por alguma recrutadora ou recrutador.

Para te ajudar a montar o currículo, existe esta playlist apresentada pela Kizzy do canal Programação dinâmica onde ela analisa os currículos de alguns inscritos e passa dicas de como montar um bom LinkedIn.

Github

Vi que já tem projetos no github e isso é muito bom! Lá também é possível procurar por vagas, vou te mandar alguns links de repositórios voltados somente para recrutadores e recrutadores postarem vagas. Talvez você encontre alguma vaga por lá.

Paciência

Sei que é complicado ouvir que precisa de paciência, às vezes não temos o privilégio de ter paciência, mas creio que se continuar com o empenho de fazer projetos e seguir as dicas que falei, creio que sua oportunidade irá chegar. Desejo boa sorte e que dê tudo certo!

6

Opa viinilv, tudo bem?

Entendo sua situação e eu também passei por isso ao final da faculdade em 2019. Sem brincadeira após o término da faculdade, enviei mais de 100 currículos para diversas empresas, em vários sites diferentes e só obtive retorno depois de 3 meses de espera. Ou seja, como nosso amigo kleisson deu de dica, também reafirmo que é necessário ter paciência!

Nesse meio tempo que você está aguardando uma resposta, além de ter um linkedin melhor preparado para receber/enviar propostas - Segue meu LinkedIn como Referência - na empresa que trabalho tem uma iniciativa chamada Capgemini Start - Clique aqui para ser direcionado ao site dessa iniciativa, onde estão oferecendo a oportunidade para as pessoas iniciarem na área de tecnologia, não sendo necessária muita experiência. O que é necessário é a pessoa seguir alguma trilha desejada e ao se destacar será chamado para entrevista e contratação. Eu passei por algo parecido para ser contratado pela Capgemini, na época entrei pela Academia Salesforce e obtive a oportunidade de ser treinado e crescer nesse mundo de desenvolvimento de forma profissional!

No demais, algumas dicas são: Não fique parado, continue estudando, além de buscar certificados, busque certificações para comprovar que você tem a habilidade de assumir alguma bronca (como uma CNH que diz que você está habilitado a dirigir algum veículo!). Não sei como está sua situação financeira, mas se estiver tranquila por enquanto, estude e crie projetos pessoais, eles serão fundamentais para sua visibilidade futura, sua motivação e seu crescimento pessoal/profissional. Para entender um pouco melhor sobre isso segue um post meu aqui do Tabnews falando sobre Principais Elementos da Maioria dos Autodidatas.

É legal saber que você tem uma inclinação para Backend, mas já se decidiu se quer ser um especialista ou generalista? Talvez esse meu post te ajude também Ser Generalista ou Especialista.

Também, por você já ter visto algumas linguagens de programação e principalmente Python, posso deixar essa referência para você se orientar um pouco melhor Mercado de Trabalho com Python.

Não me entenda mal, não ache que estou querendo apenas me promover ou promover minhas publicações... estou apenas trazendo algo que eu gostaria de ter visto antes quando fiquei nessa frenezi de arrumar um trabalho nessa área porque eu estava perdendo o brilho nos olhos na área que eu estava atuando (Suporte de TI).

Minha melhores oportunidades chegaram pelo Indeed, Vagas e LinkedIn, então sugiro você sempre está buscando por lá também.

Espero ter ajudado, tenhamos puro sucessinho na jornada doutor!!!

5

teu curriculo realemnte é muito bom, o principal foco é sua idade, tanto bom como ruim, você é muito novo e se essa é a área que tu se vê trabalhando feliz daqui 10 anos, continua e foca nisso que é sucesso, tem empresas que vão ver isso como bom (por entrar novo na area/cheio de energia e pagarem barato, como estagio a empresa vai ter pouco retorno mas tu vai dar muitos retornos para ela a medio prazo, infelizmente setor empresarial é assim) e o lado ruim de ser muito novo é não ter "maturidade" pode ser que atualmente veja isso como "hype" ou que resolva mudar de área, muitas empresas vejam assim como uma contratação de risco.
Minha dica é, se tu gosta de programar e dessa área, continua nela e não dá muita bola pra estágio atualmente (a não ser que esteja realmente precisando muito de grana) logo logo você vai estar com um curriculo incrivel e as empresas que virem teus projetos vão entrar em contato contigo e faça networking, foca em networking em linkedin, discord, projetos open source, grupos open source (estou em um no discord que se chama "cima frente" parece interessante, mas não sei dar uma opinião sólida ainda)
eu estou na mesma situação, estudando programação todos dias desde fevereiro desse ano, umas 8h por dia e até finais de semana e ainda não fui contratado tambem, porem estou com 22, tem um peso nisso tanto bom como ruim...
Você é novo e isso é uma grande vantagem, e com essa mentalidade que você já tem e dedicou, facilita muito sua vida adulta

3

Na minha opnião você já tem tudo que precisa, que é vontade de aprender. O restante vem pelo caminho... No meu primeiro estágio eu tinha muito menos conhecimento que você (eu conto um pouco da históia aqui), então, só vai fundo. Deixa seu linkedin e GitHub bem apresentáveis e aplica para vagas de emprego.