Executando verificação de segurança...
1

PyForgeAPI uma biblioteca feita para desenvolver API's Rest

Como surgiu a ideia?

Recentemente, eu tenho sentido vontade de aprender coisas sem depender de bibliotecas externas, e acabei desenvolvendo uma API sem usar bibliotecas em Python. Mostrei para um amigo meu, e ele já sabia das minhas intenções (criar nossa própria biblioteca).

O começo

Uma das primeiras coisas que fizemos foi entender melhor os decoradores. Sempre tínhamos visto em outras bibliotecas, mas não tínhamos compreensão de como eles funcionavam. Depois de algumas horas procurando entender, conseguimos fazer nossa primeira requisição GET com nossa biblioteca.
Mas, como nem só de requisições GET é feita uma API, tivemos que desenvolver um manipulador para cada tipo de requisição [GET, POST, PUT, DELETE] e além disso, tivemos que usar expressões regulares para validar as rotas dos endpoints (/api).

As classes

Então, para implementarmos tudo corretamente, começamos a criar as classes de Request e Response. Para isso, tivemos que criar muitas classes, como por exemplo, o corpo da Request. Além disso, tivemos que ajustar o cabeçalho da Response de acordo com o que o usuário recebia, por exemplo, JSON, texto, arquivos, e formulários.

Correção de bugs

Bom, depois de terminarmos tudo isso, finalmente estava pronta, certo? ERRADO. Ela funcionava, mas às vezes aconteciam bugs malucos que não sabíamos como resolver. Acabamos gastando uma semana só corrigindo bugs e problemas de instabilidade. Tivemos que implementar um sistema de múltiplas threads para evitar travamentos em uma requisição, e também tivemos alguns erros como "FAVICON" que nos assombrou por dias até descobrirmos que era a causa dele.

Lançamento

Nós não tínhamos ideia de como funcionava o processo para publicar uma biblioteca no PyPI, então recorremos ao YouTube, e depois de muita tentativa e erro, lançamos a versão 1.0.0. Mas como a vida não é só flores, logo após o lançamento, já descobrimos diversos bugs, então tirávamos do ar e lançávamos a versão 1.0.1, e o ciclo se repetiu, até chegarmos na versão 1.3.5 (versão oficial)

Fim

Se vocês estão interessados em aprender mais sobre desenvolvimento de APIs em Python, sem depender de bibliotecas externas, eu recomendo dar uma olhada no nosso repositório no GitHub da PyForgeAPI. Ficaríamos muito felizes se vocês pudessem dar uma estrelinha no projeto para apoiar o nosso trabalho. Ajudaria muito a alcançar mais pessoas e continuarmos a desenvolver essa biblioteca. Obrigado!

Carregando publicação patrocinada...