Executando verificação de segurança...
1

Discurssão sobre serviço público em tecnologia

Recentemente fiz a prova pro SERPRO pq estou com intenções de explorar outras oportunidades (tenho aplicado para outras empresas do meio privado tbm). Conforme fui estudando pro concurso do serpro, naturalmente pesquisei sobre outros concursos públicos de tecnologia.

Vi que existem muitas oportunidades e algumas que pagam muito bem. Mas percebi (ou pelo menos não achei) que muitos criadores de conteúdo tech não falaram sobre esse meio, geralmente focam mais nas vagas do meio privado.

E aí me veio o questionamento: o que vocês acham do serviço ou funcionarismo público? Vocês vem com bons ou maus olhos? E o que mais acham sobre esse assunto?


Minha opinião:
Dependendo do orgão ou empresa pública, pode ser uma oportunidade muito boa, nem que seja apenas para ganhar uma primeira experiência e depois seguir para a iniciativa privada. Trabalhar com sistemas que impactam com o dia a dia do cidadão deve ser um desafio interessante e com muitas melhorias que podem ser feitas.

Entretanto me vem a mente de que muitos desses orgãos devem ter processos travados o que pode ser desestimulante, mas vai depender do orgão

Carregando publicação patrocinada...
1

O Funcionalismo tem salários mais fixos, ou seja não dá pra aproveitar os booms salariais e boas propostas lá fora. Muita gente perdeu grana ao estar concursado e o dólar ter subido.

Do outro lado, tem muito mais espaço para pesquisas, no setor privado brasileiro não tem longo prazo. Além disso para para aproveitar a experiência e até no futuro receber propostas de fora.

1

Minha opinião como funcionário público:

É total responsabilidade sua ser uma pessoa que vai ser "bem vista" dentro do serviço púlico, ou uma pessoa "mal vista". Você até pode fazer um serviço mediano e ir pra casa tranquilo às 17:00hs, mas é isso que você realmente quer para sua vida?

Geralmente os programadores que residem no serviço público são, felizmente, pessoas que gostam de desafios e gostam de trabalhar na área. É difícil ver um funcionário público "programador" que não ame a programação, até porque a prova/concurso exige bastante conhecimento, e esse conhecimento vem de longos estudos/experiêncnia.

Para mim, a establidade contou um milhão de pontos no quesito tranqulidade de vida, e por isso optei pelo público. Não é para todo mundo. Tem pessoas que entraram aqui e saíram. Tem pessoas que entraram e foram trabalhar na Alemanha. Agora voltaram e estão desempregados. Enfim...

Claro que tem os seus problemas. Às vezes você fica preso a uma tecnologia. Talvez você esteja trabalhando em uma aplicação usando php 5, quando já está no 8. Ou está usando "asp" até hoje. A boa notícia é que, sempre tem gente nova entrando, dando um gás nas mudanças estruturais do orgão e ajudando a estabelecer novas tecnologias. Às vezes, você está trabalhando, dando o máximo de si, e seu amigo do lado está no youtube... Enfim, isso acontece, mas como eu disse, se você tem a chama dento de ti que vai sempre dar o melhor de vc, independente do meio, você está "de boa" com isso.