Na minha experiência isso depende do tamanho da empresa ou do projeto, depende da visão que você tem de empregado vs empregador e depende do quanto você percebe a superficialidade dos conhecimentos adquiridos por tantos profissionais de TI nas universidades e no mercado de trabalho.
Se for uma pequena empresa, simplesmente não há volume para justificar um profissional para ser exclusivamente um DBA, por exemplo.
Eu ouço muitos discursos do tipo "a empresa deveria investir nisto", "deveria se responsabilizar por isso", "deveria ter alguém para cuidar disso". E quando você é a empresa? Quando a gente está do outro lado a gente entende que é muito difícil fechar a conta e é muito difícil arrumar receita para justificar custos fixos elevados.
Creio que ter conhecimento de todas as etapas é fundamental. E vai além do desenvolvimento. É triste ver como profissionais de programação às vezes não sabem nada de infra (rede, servidores, etc.) e vice-versa. Existe diferença entre ser especialista e ser limitado.
Resumindo, vejo que o tipo de projeto é que determina. Se você entrega projetos menores, justifica fazer tudo dentro do projeto. Se for um projeto grande, justifica ter segmentação de responsabilidades entre equipes para dar conta da entrega e da qualidade.
Em resposta a Precarização dos devs
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