Executando verificação de segurança...
3

Health Analytics é um planeta todo!

Health Analytics é um assunto que não costumo ver nos /r ou blogs mais ativos de tecnologia aqui no Brasil.
Sou farmacêutico e trabalho com análise de dados com saúde há alguns anos. É muito interessante ver a mudança colossal nos congressos de economia em saúde, que antes focavam em definição de preço e estudos de farmacoeconomia aplicada aos resultados, hoje praticamente só se fala de wearebles, ML, MLOps aplicados aos serviços de saúde, e o principal entender como tudo isso de tecnologia se transforma em VALOR para a saúde das pessoas.
Para quem trabalha ou estuda dados de saúde vou compilar alguns conceitos que você pode esbarrar por ai e são próprios desse nicho.
Algumas traduções do inglês desses conceitos são discutidas até hoje, então vou colocar entre parêntese o conceito em inglês, mesmo que seja literal.

  • Tecnologia em Saúde (Health Technology): É qualquer intervenção que tem ação de previnir, diagnósticar, tratar de uma condição (seja doença ou não), promover saúde, reabilitar ou organizar o acesso das pessoas aos sistemas de saúde. Exemplos: medicamento, teste de laboratório, vacina, exames, programas de saúde, softwares de gestão, softwares de prescrição...

  • Avaliação de Tecnologia em Saúde - ATS (Health Technology Assessment (HTA)): É um processo, e o mais importante quando o assunto é tomada de decisão! Sempre que é necessário tomar uma decisão na saúde o mais recomendado atualmente é utilizar esse processo multidisciplinar que tem como propósito entregar uma informação que leve em consideração a equidade, eficiência e sustentabilidade. Essa informação é basicamente se a tecnologia vai entregar VALOR comparado ao que já existe (isso inclui se o que existe é a ausência desse comparador).

  • Desfecho Clínico (Clinical Outcome) - É o objetivo alcançado quando se estuda um problema de saúde. Acredito que um exemplo é o melhor jeito de compreender. Imagine que você está com dor de cabeça e você quer tomar um medicamento com o objetivo de que a dor de cabeça passe. O medicamento X chega ao objetivo em em 2 horas, já o medicamento Y chega ao objetivo em 1 hora. Assim, o Desfecho é a mensuração do objetivo, já que temos performances diferentes.

A obtenção de insights durante a análise de dados pode ser um desafio grande na área da saúde, pois nem tudo é o que parece. Critérios poderosos, como comodidade terapêutica, qualidade de vida e modelo assistêncial de cuidado, passam a fazer parte da rotina do analista e ajudam a entregar VALOR à vida do usuário dos sistemas de saúde.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

O site que fiz referência como fonte é da principal instituição de pesquisa e divulgação científica do assunto, a ISPOR. Vc vai encontrar muita coisa bacana tanto introdutória como mais aprofundada, eles mantêm uma revista científica importante Value&Health (essa o conteudo é pago) e uma menor, mas também bacana a Value&Outcomes Spotlight (essa é gratuita). O The Lancet também tem uma divisão que chama Digital Health e tem algumas publicações realmente interessantes para a prática. Bons estudos! :)

1

Que legal, eu sou Biomédico e estudo Ciencia de Dados para tentar entrar na area de Health Analytics, de fora eu tenho a sensação de ser um mercado de bem dificil acesso no Brasil, qual sua visão de dentro do mercado?