Rodrigo de fato você tem razão, encontrar um emprego na área não é tão fácil como a ideia passada em cursos e por alguns influencers. Te garanto que tem muita gente na mesma situação e com o mesmo sentimento.
Principalmente no níveis de entrada, como júnior a concorrência é muito grande, não é difícil encontrar uma vaga com milhares de aplicações.
Apesar de não ter uma receita exata acho que alguns pontos auxiliam na obtenção do primeiro emprego:
- Tente buscar experiência de outras formas, como trabalho voluntário, free-lancer, colaboração em projetos opensource, criação de conteúdo e opções similares. E continue a fazer projetos próprios, progredindo o nível de complexidade.
- Participe de comunidades de desenvolvedores, como o próprio tabnews, grupos no linkedin, discord etc. Isso te ajuda a capturar informações úteis além de possibilitar o laço com pessoas da área.
- Enxergue a busca de emprego como um emprego, querendo ou não se aplicar para vagas exige bastante tempo e dedicação. Acho extremamente válido encarar essa busca como um emprego, por exemplo definindo um jornada diária para isso e também metas.
- Uma graduação na área pode ser algo interessante se for viável e de sua vontade, além do conhecimento adquirido ajuda a se diferenciar.
- Esteja pronto para a entrevista, aprenda o que puder sobre a empresa, vaga e principalmente sobre você mesmo. Na entrevista se conhecer bem e falar sobre si mesmo com segurança vale muito, principalmente nos cargos de entrada. Tem um método chamado STAR acho ele bem interessante para entrevista num geral.
Esses foram alguns dos pontos que me ajudaram a conseguir o meu primeiro emprego na área, talvez algum deles seja útil para você.