Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
3

Não sei muito bem quais pontos você precisa aprofundar seus conhecimentos, quem vai saber isso melhor que ninguém é você, o que eu diria é para primeiro ter bem claro quais seus pontos de dificuldade e focar em melhorar eles.

Você tem uma base matemática sólida? Se não tiver eu diria para dar um passo atrás e focar em melhorar isso, principalmente em lógica matemática.

Como está seu conhecimento na base da computação? As vezes ir direto e sair utilizando frameworks e bibliotecas pode ser um tiro no pé se você não tiver a minima ideia do que acontece por baixo dos panos.

Como disse, não sei o que você está mandando bem ou mal, os pontos que citei anteriormente geralmente são o que mais complicam a vida de quem está começando.

Outro ponto é que como você está começando vai ser mais dificil mesmo acompanhar quem já tem anos de experiência na área.

Carregando publicação patrocinada...
3

Você anda copiando minhas respostas? :D :D :D

Obviamente só estou brincando que eu diria basicamente isso aqui.

Vou acrescentar que costuma faltar a comunicação e expressão também. As pessoas esquecem que programar é escrever textos de forma lógica. Se a pessoa erra muito em textos normais, errará muito no código. Não tem uma chavinha que liga e desliga o certo. E ela falha para a pessoa entender as explicações dos outros. Um dos grandes males modernos é que as pessoas não aprendem porque não conseguem interpretar textos corretamente para entender de fato o que está sendo ensinado. Fora o fato que não conseguirá produzir um pensamento coerente. Esse é todo o motivo das pessoas reclamarem que não conseguem fazer perguntas no Stack Overflow, por exemplo. Falta a base, imagina como a pessoa vai aprender a programação.

E também não vão atrás de mais informações quando chega algo novo para elas. Começa a faltar a ciência. E a ciência ensina que você deve pesquisar. Deve achar os dados/informações necessárias para resolver o problema. A pessoa fica sentada olhando para o teto esperando a solução aparecer. É trabalho duro e estruturado.

O problema é que a escola não ensina a pessoa a aprender. Então ela faz errado. E treina o erro. E fará ele para sempre. É necessário quebrar esse ciclo. Infelizmente eu não sou especialista nisso. Não acho que sou capaz de fazer mais do que alertar. E talvez a pessoa precise procurar ajuda profissional, algo que a escola deveria ter fornecido.

Não vai cair do céu. E se insistir fazendo errado, o tempo só fará ficar pior.

Não pode achar que seguir receitas e bolo, que apenas ver como os outros fizeram que estrará treinando o certo. Estará adestrando. Isso não é programar.

E faça qualquer coisa, menos achar que o ChatGPT vai te ensinar algo.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Uma coisa que você citou e considero extremamente importante é em relação a interpretação de texto, muito não sabem e eu também necessito aprender mas programação envolve muito isso.

E em relação ao chatGPT, na minha concepção temos que utilizar ele como um auxilio no aprendizado e não uma inteligencia para solucionar nossos problemas.