Você anda copiando minhas respostas? :D :D :D
Obviamente só estou brincando que eu diria basicamente isso aqui.
Vou acrescentar que costuma faltar a comunicação e expressão também. As pessoas esquecem que programar é escrever textos de forma lógica. Se a pessoa erra muito em textos normais, errará muito no código. Não tem uma chavinha que liga e desliga o certo. E ela falha para a pessoa entender as explicações dos outros. Um dos grandes males modernos é que as pessoas não aprendem porque não conseguem interpretar textos corretamente para entender de fato o que está sendo ensinado. Fora o fato que não conseguirá produzir um pensamento coerente. Esse é todo o motivo das pessoas reclamarem que não conseguem fazer perguntas no Stack Overflow, por exemplo. Falta a base, imagina como a pessoa vai aprender a programação.
E também não vão atrás de mais informações quando chega algo novo para elas. Começa a faltar a ciência. E a ciência ensina que você deve pesquisar. Deve achar os dados/informações necessárias para resolver o problema. A pessoa fica sentada olhando para o teto esperando a solução aparecer. É trabalho duro e estruturado.
O problema é que a escola não ensina a pessoa a aprender. Então ela faz errado. E treina o erro. E fará ele para sempre. É necessário quebrar esse ciclo. Infelizmente eu não sou especialista nisso. Não acho que sou capaz de fazer mais do que alertar. E talvez a pessoa precise procurar ajuda profissional, algo que a escola deveria ter fornecido.
Não vai cair do céu. E se insistir fazendo errado, o tempo só fará ficar pior.
Não pode achar que seguir receitas e bolo, que apenas ver como os outros fizeram que estrará treinando o certo. Estará adestrando. Isso não é programar.
E faça qualquer coisa, menos achar que o ChatGPT vai te ensinar algo.
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).