Antes de falar qualquer coisa queria ressaltar um ponto. Na minha opinião um palpite de uma pessoa aleatória que não tem ideia nenhuma da sua realidade não deve ser o único ponto de embasamento para qualquer decisão que você venha tomar.
Sobre a faculdade vejo que apesar de todas suas contradições e problemas ainda sim é algo que agrega muito para a vida de qualquer pessoa. Na minha visão a faculdade não é um lugar que tem como único objetivo formar mão de obra para o mercado de trabalho, vejo que isso nem é um objetivo e sim algo que é atingido como consequência, talvez dai venha muitas frustações.
Com base unicamente na minha experiência pessoal, eu recomendo a qualquer pessoa que faça uma faculdade em uma área de interesse. Na minha visão é uma experiência que agrega muito na formação social e intelectual , deixando claro que não estou dizendo que quem faz faculdade é melhor ou pior que quem não faz, mas que possívelmente é um ambiente que te possibilita uma evolução pessoal.
Por outro lado, um fato é que fazer uma faculdade não te garante nada, nem emprego nem conhecimento.
Sobre:
não vejo proposito em fazer e seguir o mesmo caminho que 99% da população mundial, pois toda vez que olho para as pessoas em minha volta, todas parecem estar procurando algo, correndo até chegar em algo que nem elas sabem o que é, e no fim vão morrer sem chegar aonde queriam, trabalhando e dormindo 80% da vida e aproveita 20% da vida. Não quero isso para mim, e eu fico pasmo como todos percebem que isso não é normal, mas mesmo assim continua seguindo esse ciclo.
Vejo que isso não é exatamente sobre o que o individuo quer, mas sim o fato de que a realidade é o que é. Será mesmo que todo mundo que se encaixa no que você descreveu simplesmente escolheram ficar nesse ciclo? Será que ninguém ali está se esforçando o suficiente para sair dele? Não sei te dizer, mas lendo essa frase muitos questionamentos me vem na mente.
Sobre o empreendedorismo, acho um caminho interessante. Mas por outro lado como você disse é dar certo é díficil, e acho que não é necessariamente algo que vá melhorar aquele 80/20 que você citou.
Fato é que ao longo da vida você vai precisar tomar diversas decisões que podem ou não dar certo e com base nelas suas próximas decisões podem ser mais assertivas. Mas acho que para qualquer idade o que vale é não ficar parado e arriscar.
É possível que eu tenha falado bastante besteira, mas espero que algo que escrevi possa te ajudar em algum sentido.