Eu sai do Windows 10 tambem e migrei para o lado "pinguim da força", rs.
Tentei o Ubuntu uma ou duas vezes na época do Windows, mas não consegui ficar. Mas depois de algum tempo resolvi migrar de vez e acabei instalando o Linux Mint e estou com ele até hoje.
Alguns meses atrás tive um problema estranho, que bugou ele todo e não iniciava mais, entao resolvi testar o tão popular PopOs, mas senti falta de alguns recursos que o Mint tem(fixar pastas, trocar cores de pastas) e acabei reinstalando o Mint novamente.
Já tem mais de um ano que migrei definitivamente do Windows para o Linux Mint e estou utilizando tudo numa boa desde então. Foi até bom também sair do Windows, pois isso acabou me fazendo ocupar mais tempo com programação e não cair em tentação em perder algum tempo com jogos, rs. Se este é o seu problema, então pode ser uma boa ideia seguir o mesmo caminho que eu e ver se funciona para voce também.
Tive um x360 e um PS3 e vendi ambos algum tempo antes de migrar para o Linux, e não sinto muita falta de jogar, até porque mesmo com 2 videogames eu já não tinha mais muita paciência para jogo(acho que estou ficando velho, kk). Hoje em dia eu apenas acompanho jogos pelo Youtube mesmo, vendo reviews de lançamentos(zangado) mas ainda tenho vontade de comprar um PS5 pra zerar alguns jogos de franquias que eu zerei antes, só não estou disposto a pagar 3-5k por um PS5, rs.
Mas voltando ao assunto Linux, se os programas principais que você utiliza tem versões para Linux, recomendo se desafiar a testar o Linux Mint por alguns meses para ver se você se acostuma e te ajuda a focar em programação. Se for possivel para o seu caso, instale o Linux em um SSD/HD separado e deixe o Windows em outro SSD/HD e deixe ele desconectado do cabo/slot, assim dificulta um pouco mais as coisas para você não "cair em tentação" e voltar para o Windows tão facilmente, rs. E, obviamente, evite o máximo instalar o WINE no Linux, pois isso também pode servir de tentação para voltar a jogar de novo mesmo no Linux, rs.