Eu demorei pra conseguir migrar, tentei Ubuntu umas duas vezes e sempre achei difícil. Mas depois de algumas tentativas eu instalei o Mint e hoje não largo mais.
Tentei o Ubuntu novamente e PopOs depois mas tbm n gostei e voltei pro Mint.
Minha recomendação é começar usando uma máquina virtual, assim vc pode testar distribuiçoes pra ver qual vc mais gosta e pode fuçar bastante sem se importar se vai fazer algo errado. No começo vc vai ter algumas dificuldades e pode acabar fazendo coisa errada e ter que formatar tudo, entao use uma máquina virtual e não vai ter que se preocupar com nada.
Sobre produtividade não acho que faz diferença, mas cito algumas vantagens:
- atualizações: exceto as de kernel, nenhuma outra vai exigir reiniciar o sistema
- segurança: não precisa de antivírus
- performance: inicia mais rápido e trava menos o pc
Eu estou usando o Mint a uns 2 anos e não sinto falta do Windows, e olha que eu nem sei muita coisa sobre Linux, entao n precisa se preocupar em ter que aprender muita coisa sobre Linux.
Resumindo,instale uma distro em uma vm, fuça em tudo que quiser e veja se gosta. Depois disso, faça um dual boot e comece usar no dia a dia, se sentir falta de algo específico do Windows, basta reiniciar e fazer no Windows o que voce precisa. Fazendo isso, quando perceber nem vai mais voltar ao Windows e acabar apagando a particao dele, rs.