Executando verificação de segurança...
4

Perdão, só uma correção:
A afirmação: "A inflação é o aumento geral dos preços de bens e serviços ao longo do tempo" está equivocada. A inflação é a perda do poder de compra da meoda (normalmente causada, além de outros fatores, mas, principalmente, pela impressão do próprio dinheiro, ou seja, pela expansão monetária).

A própria palavra 'inflação', vem do latim, que significa "inchação", ou seja, o inchaço da quantidade de moeda em circulação.

A inflação é a consequência, não é a causa.

O dinheiro, assim como qualquer outro bem e/ou serviço, também sofre os efeitos das leis do mercado, ou seja, o dinheiro também aumenta ou diminuiu seu valor conforme sua oferta e sua demanda, se muito dinheiro é impresso, e a demanda não aumenta, naturalmente o poder de compra desse dinheiro diniminuirá, a consequência da inflação (aumento da oferta monetária) será a perda do poder de compra da moeda (o que se reflete no que pode ser percebido como um "aumento de preços", mas na prática, não foi o preço dos bens e serviços que aumentou).

Infelizmente, até mesmo nas faculdades de economia, isso não é explicado de forma clara, e a maioria das pessoas não entendem isso, e acham que a inflação é o aumento dos preços, o que colocaria a "culpa" desse aumento nas costas do empresário ou prestador do serviço.

E outro ponto importante: Você diz "...se a inflação aumentar...".
Não é se, é quanto. É fato que a inflação aumentará, pois essa é, inclusive, a meta da maioria dos bancos centrais (incluindo o nosso) mundo a fora. Nossa 'meta de inflação' é sempre um valor positivo, ou seja, os banqueiros centrais buscam a desvalorização monetária todo ano, ela sempre virá.

Sugiro o livro As Seis Lições, do Mises, que aborda este e outros temas básicos da economia que são comumente deturpados. E também os canais do YouTube: Fernando Ulrich; Econofacil.

Carregando publicação patrocinada...