Como cheguei a mais de 14k stars nos meus repositórios no GitHub
Engraçado como as coisas aconteceram: eu nunca planejei criar um repositório de livros para que as pessoas pudessem baixar gratuitamente. Tudo começou porque eu utilizava um site para procurar e baixar livros “piratas”, mas o site era muito ruim — várias páginas não carregavam, era lento, e por aí vai.
Um dia, tive a ideia de enviar um e-mail para o dono do site, me oferecendo para desenvolver uma versão melhor, de graça, pois queria colocar minhas habilidades de frontend em prática. Para isso, criei um repositório no GitHub chamado free-livros mas, naquela época, não subi absolutamente nada. Enviei o e-mail, mas nunca tive resposta.
Uma estratégia “questionável” (não recomendo!)
Tempos antes, eu tinha criado um script que, basicamente, visitava a lista de seguidores do Felipe Deschamps ou do Diego Fernandes e saía seguindo todo mundo. Alguns me seguiam de volta. Assim, consegui algo em torno de 1k seguidores no GitHub, o que me trouxe visibilidade — mas não recomendo fazer isso! Algumas dessas pessoas acabaram descobrindo meus repositórios.
A primeira PR inesperada
Cerca de um ou mais anos depois de criar o repositório, um cara aleatório abriu uma pull request subindo vários PDFs de livros. Achei a ideia interessante e aceitei. Alguns meses depois, outras pessoas também começaram a colaborar, adicionando mais livros. Em pouco tempo, esse repositório passou de 100 stars. Foi aí que decidi criar uma organização e mover o repositório para lá.
A explosão de visitas e stars
À medida que o repositório recebia mais conteúdo, ele começou a aparecer nas pesquisas do Google. Com o tempo, percebi que as pessoas pesquisavam e encontravam os livros, aumentando a popularidade do projeto. Resolvi então dividir o conteúdo em alguns repositórios:
Hoje, esses dois repositórios somados contam com cerca de 8.7k e 5.1k stars respectivamente, e juntos chegam a aproximadamente 50 mil visitas semanais. Mesmo com toda essa popularidade, eu nunca ganhei 1 centavo com isso, nem pretendo.
Novos planos: criar um site
Semana passada, resolvi tentar novamente criar um site para listar os livros de forma mais organizada, dessa vez usando Next.js:
Espero que essa história sirva de inspiração e curiosidade, mostrando que às vezes um projeto cresce sem a gente nem perceber, apenas por resolver um problema que outras pessoas também enfrentam!
Adendo
Acho que não deixei tudo muito claro no post inicial. Apesar do nome “free-livros”, os arquivos do repositório não são somente de domínio público — na realidade, envolvem pirataria, especificamente de livros voltados para a área de programação. Por isso, estou considerando migrar esse conteúdo do GitHub, pois entendo todos os problemas associados à pirataria.
Ao mesmo tempo, acredito que a pirataria de conhecimento pode ter um papel na democratização de informação. Então, minha ideia seria criar um repositório do site, e em outro local onde os arquivos pudessem ser hospedados de forma mais difícil de ser derrubada. Ainda assim, já tive situações em que um autor independente (por exemplo, da Casa do Código) pediu para remover seu material, e eu prontamente atendi para não prejudicá-lo.
No entanto, grandes clássicos como “Clean Code” são os principais responsáveis pelo tráfego do repositório (cerca de 70%) e, convenhamos, não deve fazer tanta diferença no bolso do Uncle Bob.