Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

Certamente aqui nos comentários o pessoal vai descrever formas mais ideais do que deveria acontecer. Eu vou no contra-pé e pode parecer um pouco rude, espero não te desanimar.


A primeira coisa que iniciantes precisam aceitar é que não existe receita de como se tornar júnior, pleno ou sênior, isso varia de empresa para empresa.

Como fazemos aqui

Na minha empresa por exemplo, a quantidade de anos de experiência tem um peso muito baixo nessa classificação, basicamente medimos pelo desempenho em resolver problemas complexos.

Por exemplo, se você tem uma demanda de complexidade baixa e mesmo assim precisa que outros devs (ou IA) te ajudem toda hora se não você não avança, então você é júnior ou iniciante.

Se você consegue dominar demandas de complexidade média e sem necessidade de muita ajuda externa, então provavelmente você está chegando no nível pleno.

Note que isso não tem haver com quantidade de projetos, resolver 10 projetos de baixa complexidade com dificuldade e não conseguir resolver 1 projeto com complexidade média, não me faria te promover para pleno. Você seria apenas um júnior que trabalha bastante, mas não um pleno.

Resumindo: a quantidade de entrega é importante, mas para promoções o que mais pesa na balança é o tamanho do problema que você é capaz de resolver da forma mais independente possível.

Já teve gente com dificuldades em fazer um CRUD decente (validações e etc.) me pedindo promoção para pleno, nesse caso a pessoa pode ficar 10 anos trabalhando para mim, enquanto ela tiver nesse nível técnico ela não será promovida. O tempo de empresa não importa.


No seu caso aí

No início da minha carreira, eu também queria ser o jovem pró-ativo, fazia vários projetos que na minha cabeça seriam bons projetos para empresa mas sem perguntar pra ninguém, eu ganharia experiência e os superiores me dariam promoções. O resultado foi similar ao seu, trabalhar muito não significa diretamente trabalhar certo, pois boa parte dos projetos que fiz eram bem legais mas não ajudavam a empresa a ganhar dinheiro então ficava só no "legal" mesmo.

E como me parece que a gestão não está muito preocupada com você, e eles sabendo que o mercado aí fora não está um mar de rosas para os devs, eles vão te sugar ao máximo. Você vai ter cada vez mais responsabilidades, e o salário vai ser o mesmo ("capitalismo selvagem"), até pq na cabeça deles se você fez um monte de coisa mesmo sem ninguém pedir pq não faria agora mais um monte de coisas que eles estão pedindo, saca?

A única sugestão prática é tentar outro emprego enquanto está aí, e enquanto isso não acontece tentar alguns freelas para você juntar uma grana e ajudar seu pai.

Carregando publicação patrocinada...