Executando verificação de segurança...
2

Fala galera! Atualmente trabalho como desenvolvedor Front-end, com React e tenho interesse de seguir a carreira de desenvolvimento mobile, iniciando por alguma tecnologia híbrida, que possui mais visibilidade no mercado nacional e ir adetrando nas tecnologias nativas. Contudo, tenho dúvida com relação a qual framework escolher.

Se você quer entrar no mercado mobile, a escolha mais natural vide seus conhecimentos é o React Native. Já que serão "poucos" novos conhecimentos para serem adquiridos para colocar algo real em produção.

Isso vai te dar ideia de como o mercado mobile funciona, por exemplo:

  • Distribuição dos apps;
  • Faturamento;
  • Utilização e UX;
  • ....

Com isso, aí você vai poder experimentar Flutter por exemplo, já que você já entendeu como o mercado funciona você vai ter menos pressão e mais tempo para aprender uma nova tecnologia como a linguagem Dart que é a base do Flutter.


Desejo alcançar o desenvolvimento mobile nativo e trabalhar para o exterior.

Se quer nativo, o caminho seria mais próximo Kotlin do que Flutter ou RN. Mas verifique se isso é realmente um objetivo ou um capricho, pois desenvolver nativo para o quê exatamente?

Além disso, você pode escolher qualquer tecnologia popular que certamente há vagas para o exterior, o mundo é muito grande. O que realmente faz diferença é sua habilidade em resolver problemas e se comunicar bem. E se comunicar não é apenas dominar uma língua falada, mas transmitir ideias, seja em inglês, português, hebraico....


Portanto acho que o principal ponto a se considerar aqui seria qual a ferramenta com melhor potencial de mercado, que poderia me fazer alcançar uma carreira internacional e desenvolvimento nativo.

Novamente aqui e simplificando, não é a tecnologia que você domina que te garante uma boa carreira internacional, é sua habilidade em resolver problemas usando tecnologia (qualquer uma) e a habilidade de se comunicar bem.

Carregando publicação patrocinada...
1

Entendo. Realmente o desenvolvedor é um profissional que existe para resolver problemas. Resposta bastante enriquecedora, levarei essa concepção para a vida. Muito obrigado.