O texto abaixo relata o meu ponto de vista de acordo com a minha experiência, e de acordo com o que eu já vi de colegas de profissão.
Sempre que alguém me pergunta algo do tipo, eu sempre respondo:
Faculdade não é imprescindível na área de TI nos dias de hoje, mas ela é muito importante
Muitas pessoas acreditam que vão entrar na faculdade para aprender a programar, mas na minha opinião isso é um erro. A função da faculdade é te apresentar conceitos, assuntos, desafios e experiências que você não teria normalmente se estivesse estudando apenas por conta própria.
Além disso, qualquer faculdade desempenha uma experiência social importante: pessoas diferentes, com experiências diferentes, com expectativas diferentes mas compartilhando a mesma jornada. Essa experiência pode te ajudar a evoluir em sociedade, e juntanente com o aspecto técnico da faculdade pode te permitir ser um bom profissional no futuro. E também por isso, não recomendo EAD.
Outro erro que vejo alguns cometerem, e acredito que isso acontece pelo formato da edução desde a infância, é esperar que a faculdade dê tudo de mão beijada, ou seja, você vai sentar ali na sala e a faculdade tem a obrigação de fazer você entender o conteúdo. Nossa sociedade está acostumada em terceirizar a sua própria responsabilidade (não apenas em formação acadêmica).
Também acho um erro fazer uma conexão direta com o conteúdo da faculdade com o que é praticado no mercado de trabalho, não deveria ser responsabilidade da faculdade ensinar react, android, frameworks .... Faculdades que colocam isso no currículo são fracas e/ou querem chamar atenção para obter mais matrículas. O foco deveria ser em ajudar a pessoa a pensar com algoritmos, limitações, conhecer os fundamentos da computação, de manipulação e processamento de dados.
Muita gente se frusta com a faculdade...
- Porque não entende o real papel da faculdade;
- Resolve fazer a faculdade mais barata possível e não leva em consideração a qualidade;
- Não faz sua parte como estudante, só resolve estudar sobre a matéria na aula e o suficiente apenas para passar na prova, não para aprender realmente;
- Tenta ficar apenas no básico suficiente, não interage com outras pessoas, não cria grupos de estudos, não conversa com os professores, não se desafia;
Dá para ser programador sem faculdade
No fim das contas, fazer faculdade é uma decisão pessoal dentro de uma série de fatores.
Dá para ser um bom profissional sem faculdade, existem algumas pessoas renomadas na área que não fizeram ou não concluíram a faculdade. Mas certamente essas pessoas correram atrás para suprir esses pontos que mencionei que fazer parte do papel da faculdade.
Essas pessoas estudaram muito sobre o básico, testaram, erraram, conversaram, construíram. A faculdade é só um meio mais simples de se chegar nesse mesma rota, mas em ambos os casos a pessoa tem que ser resposável e disciplinada.