Vou ser bem superficial aqui, para você ter um norte e poder seguir com seus estudos, vou assumir que você é bem iniciante e jovem
API
API é sigla para Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação), ou seja, é algo que te oferece uma estrutura para criação de aplicações, que pode ser composta por bibliotecas, protocolos, padrões, sinais...
E não está relacionado apenas com web, se você quiser programar um dispositivo para se comunicar com outro através de bluetooth, você precisa estudar e utilizar a API de bluetooth que o hardware e/ou sistema operacional disponibiliza para fazer uso dessa comunicação.
Backend
No jargão do desenvolvimento de software, aplicações backend são programas que rodam em um servidor e não na máquina do usuário. Quando você manda uma mensagem de WhatsApp para alguém, essa mensagem não vai direto para o celular do coleguinha, ela passa por um programa para vai processar aquela mensagem, faz uma série que checagens de segurança e envia para o seu contato.
Este programa que faz o processamento que citei, roda em um servidor, não nos celulares dos seus contatos. Este programa, é um programa backend.
E nesse cenário, o frontend são as aplicações instaladas no celulares.
Uma das formas (e não a única) para que o frontend (aplicativo/site) se comunique com a aplicação backend, é através de uma API. Nesse caso o mais comum é que seja usado o protocolo HTTP como "via" dessa comunicação.
Existem alguns tipos de API que usamos para o frontend se comunicar com o backend em aplicações web, como: REST, SOAP, GraphQL, XMPP, RPC, P2P...
Provavelmente o que você está vendo nos seus estudos é API REST, e como dito lá no começo é uma API que o backend oferece atráves de protocolos e padrões para que o frontend se comunique com ele.
Sugiro fortemente que antes que avance nos estudos de desenvolvimento, pesquise por algo como: "Como a internet funciona" ou "Como funciona o HTTP".
É esse tipo de coisa que quem está te orientando deveria pedir para você fazer antes de tentar qualquer código. Se não tem ninguém te orientando, faça um curso gratuito ou pago que forneça essa base, recomendo o curso em vídeo do Gustavo Guanaba. Mas faça qualquer curso que tenha começo, meio e fim. Não fique pulando de vídeo em vídeo, de blog em blog e tentando juntar os pedaços de informação até fazerem sentido.