Isso é interessante, na minha turma mesmo lá em 2007 (Sistema de Informação), mais da metade da turma não tinham qualquer contato com o mundo da computação além do uso em suas tarefas de escritório no dia-a-dia do trabalho. Sequer sabiam de conceitos básicos como o que é um sistema operacional, ou um browser... apenas usavam, a expectativa deles é que a faculdade seria um tipo de um super cursinho de informática (bem populares na época).
Claro que do primeiro pro segundo semestre boa parte dessa galera caiu fora, teve um pessoal que desistiu já no primeiro mês.
É da nossa cultura, incentivar o pessoal que termina o ensino médio ir direto para a faculdade, sem nem ter tempo de fazer algum tipo de pesquisa e projeto de vida. Por isso acho que há tanta desistência, a única visão de mundo que muitos jovens tem é "internet", "jogos" e iterações sociais pelo meio digital, então é quase natural ir no que se sente segura e ingressar em uma faculdade de TI.
É uma pena, pois diferente de outras áreas como direito e medicina, nossa área permite inclusão, experimentação e até mesmo empregabilidade sem depender necessariamente de curso superior previamente.