De fato, Pokedex Dev e CRUD Dev devem ter a vida profissional cada vez mais difícil daqui pra frente, tanto no Brasil quanto qualquer país que você apontar no mapa. Como você acha que é ser Dev no Japão, México, Hungria, Camarões, Egito... ?
O Brasil é mal administrado desde 1500, e ainda deve levar algumas dezenas de décadas para chegar em uma posição que hoje é considerada como "primeiro mundo". Mas isso não tem nada haver com o seu lamento.
Vou dar uma de liberal iniciante/inocente agora: O Brasil tem mais de 215 milhões de pessoas, é claro que a concorrência será grande, mas o público é gigante também. Se você criar algo que atinja 0,1% desse público você está falando de mais de 200 mil pessoas. Não precisa criar nada novo, se for em uma ideia que já exista e que já está validada a chance de sucesso é ainda maior, basta fazer melhor que seus concorrentes tanto na entrega do serviço quanto no marketing e comercial. Mas também não seja inocente de tentar um mercado de monopólio como um iFood da vida sem investir alguns milhões no processo.
Acredito que quem teve oportunidade de ganhar dinheiro com TI aqui, ganhou, quem não ganhou não ganha mais, quando falo de ganhar dinheiro quero dizer, montar um negócio lucrativo ou ganhar salário acima da média.
Acho que aqui você está misturando as ideias das coisas, existem bons empreendedores que por acaso também são ou já foram devs.
A forma de pensar e agir é bem diferente, devs são movidos por tecnologia e programação, empreendedores são movidos por negócios.
Tive a oportunidade de ir essa semana na APAS Show, pois parte dos meus clientes são supermercadistas e distribuidores. Tem muita tecnologia envolvida nesse meio, os quiosques tanto de hardware quanto de softwares e serviços de TI estavam sempre lotados. Fiz alguns acordos de parcerias com alguns deles, que até o momento parecem bem promissoras, e também fiz contato com outros supermercadistas que também me parece que vai resultar em boas demandas.
Não dá para negar que o mercado de TI no mundo inteiro deu uma desacelerada brusca, porém o que eu também percebo é que muitos devs não olham com atenção para os mercados que são consumidores do mercado de TI.
O cara é de TI, os contatos profissionais deles são em quase sua totalidade de TI, vai apenas em eventos de TI, consome mídia de assuntos de TI, só estuda assuntos sobre TI.... Como é que esse cara vai se destacar para quem realmente consome o produto que ele entrega se esse público é totalmente desconhecido para ele.
Você quer que as coisas melhorem para você empreendendo com tecnologia, então fecha esse livro de Clean Archtecture por enquanto e vá estudar sobre empreendedorismo, finanças, negociação. Tenho certeza absoluta que se você buscar na sua cidade, existe uma empresa de qualquer ramo que precisa de uma solução em software que você pode entregar. Só não pode ficar esperando que essa demanda caia no seu colo.