Saas de 1 bilhão de dolares, feito na Índia sem investimentos externos! Totalmente bootstrap e uma história incrivel!
Olhe para este homem.
Ele construiu o primeiro SaaS auto-inicializado para atender mais de 100 milhões de usuários.
A empresa obteve receitas de US$ 1 bilhão em 2023 e ele a opera em sua vila na Índia.
Essa é a história dele!
Sua empresa Zoho:
- Atingiu US$ 1 bilhão em receita recentemente.
- Ensina alunos gratuitamente e depois os contrata.
- Emprega mais de 12 mil pessoas em vários continentes.
A história de como ele construiu é uma loucura 👇
Sridhar Vembu nasceu em uma vila no sul da Índia.
Ele nasceu em uma família de classe média!
Sridhar completou seu doutorado. da Universidade de Princeton em 1994 e ingressou na Qualcomm como engenheiro wifi.
A vida estava indo muito bem.
Mas ele queria fazer algo pela comunidade em que cresceu.
Ele se encontrava com seu irmão todo fim de semana e discutia sobre voltar para casa e construir uma empresa de tecnologia.
E o dia finalmente chegou em 1996.
O irmão de Sridhar deixou seu emprego bem remunerado para abrir uma empresa de gerenciamento de rede AdventNet em sua cidade natal.
A equipe estava construindo um bom negócio de tecnologia, mas fracassava nas vendas.
Neste ponto, Sridhar ainda estava em seu trabalho.
Mas seu irmão o fez concordar em participar.
Sridhar se tornou o primeiro vendedor da AdventNet, embora fosse péssimo nisso.
E ele até desenhou o logotipo deles no Microsoft Paint!
Para promover a Advent Net, ele imprimiu vários cartões de visita e compareceu à feira de Las Vegas.
Sridhar sabia explicar bem o produto, mas não era um bom vendedor.
Os clientes até lhe disseram que pagariam 10 vezes mais pelo mesmo produto (prova de que tinham um ótimo produto).
Mas a fase de estagnação da empresa não durou muito.
No final de 1997, a AdventNet ultrapassou US$ 350 mil em vendas.
-
Adotaram um modelo de vendas diretas.
-
Lançou produtos como WebNMS e MailEnable, que tinham recursos bastante iniciantes.
-
Começou a vender o software para empresas de internet na China e no Japão.
Em vez de pagarem a si próprios, eles reinvestiram toda a receita no desenvolvimento de um novo produto chamado WebNMS.
A equipe recebeu o primeiro salário quando suas vendas atingiram US$ 1 milhão (em 1998).
Tudo parecia se encaixar na época.
A AdventNet ultrapassou a receita de US$ 10 milhões em 2000 e, ao mesmo tempo, Sridhar recebeu uma enorme oferta de investimento.
Mas ele recusou.
Ele não queria lidar com a pressão dos investidores e lançar produtos medíocres.
Mas ele desejou ter aceitado porque...
A bolha pontocom estourou em 2000 e tirou a maioria de seus clientes.
Ao mesmo tempo, o WebNMS atingiu a saturação do mercado.
Então eles tiveram que se concentrar na construção de um novo produto.
A AdventNet estava perdendo dinheiro todos os meses.
E todos na alta administração tinham uma ideia diferente de como avançar com a empresa.
Então eles tiveram que se separar.
Sridhar não saiu da empresa.
Ele menciona que foi o período mais deprimente de sua vida.
Ele e seus funcionários trabalharam duro para levar a empresa a uma direção diferente.
Foi aí que nasceu o Manage Engine.
Este foi um novo produto para ajudar as empresas a gerenciar todas as PRINCIPAIS operações de TI (daí o nome).
O Manage Engine era tão BOM que 60% das empresas que o utilizavam eram empresas da Fortune 500!
2005
Em 2005, eles expandiram novamente com uma nova divisão, a Zoho.
O primeiro produto foi o Zoho Writer, um processador de texto online.
Em 2006, o Google comprou o Writely e lançou o Google Docs.
Eles sabiam que a concorrência com o Google seria acirrada, então trabalharam em um novo produto: Zoho CRM.
Zoho CRM foi um grande sucesso.
Apenas 2 anos depois (2008), e depois de ter 1 milhão de usuários e cerca de 1 mil funcionários, eles foram oficialmente renomeados como Zoho.
Falta de desenvolvedores
Mas havia outro problema: a falta de desenvolvedores de software na Índia estava prejudicando a taxa de expansão da empresa.
Então eles decidiram enfrentar o problema de frente, oferecendo educação gratuita de qualidade (nas Escolas Zoho).
Eles até pagam aos alunos uma bolsa mensal durante todo o curso e isso representa 90% de sua estratégia de contratação/talento.
Isso é uma loucura e funciona tão bem.
As Zoho Schools não apenas salvaram a empresa, mas também ajudaram os indianos a conseguir melhores empregos na indústria de tecnologia.
Seu lema não é entregar outro diploma, mas ensinar o que é realmente necessário para ter sucesso no trabalho.
Hoje, a Zoho ampliou seus negócios para mais de 55 produtos.
Eles também têm mais de 12 mil funcionários e atendem mais de 100 milhões de usuários.
Em uma aldeia
Mas a parte mais louca é que Sridhar opera este império de bilhões de dólares a partir de uma aldeia.
E a Zoho tem muitos escritórios em vilas na Índia.
Sridhar acredita que é importante que os funcionários tenham um estilo de vida acessível.
E esta medida também ajuda as economias locais a crescer.
Sem dúvida, a disposição de Sridhar de dinamizar ajudou muito a empresa.
Mas ele também provou que é fácil construir talento.
Uma tradução livre desta série de xiiters!
https://twitter.com/tibo_maker/status/1721887260856168467