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uriel
4 min de leitura ·

Saas de 1 bilhão de dolares, feito na Índia sem investimentos externos! Totalmente bootstrap e uma história incrivel!

Olhe para este homem.

Ele construiu o primeiro SaaS auto-inicializado para atender mais de 100 milhões de usuários.

A empresa obteve receitas de US$ 1 bilhão em 2023 e ele a opera em sua vila na Índia.

Essa é a história dele!
Sua empresa Zoho:

  • Atingiu US$ 1 bilhão em receita recentemente.
  • Ensina alunos gratuitamente e depois os contrata.
  • Emprega mais de 12 mil pessoas em vários continentes.

A história de como ele construiu é uma loucura 👇

Sridhar Vembu nasceu em uma vila no sul da Índia.

Ele nasceu em uma família de classe média!

Sridhar completou seu doutorado. da Universidade de Princeton em 1994 e ingressou na Qualcomm como engenheiro wifi.

A vida estava indo muito bem.

Mas ele queria fazer algo pela comunidade em que cresceu.

Ele se encontrava com seu irmão todo fim de semana e discutia sobre voltar para casa e construir uma empresa de tecnologia.

E o dia finalmente chegou em 1996.
O irmão de Sridhar deixou seu emprego bem remunerado para abrir uma empresa de gerenciamento de rede AdventNet em sua cidade natal.

A equipe estava construindo um bom negócio de tecnologia, mas fracassava nas vendas.

Neste ponto, Sridhar ainda estava em seu trabalho.
Mas seu irmão o fez concordar em participar.

Sridhar se tornou o primeiro vendedor da AdventNet, embora fosse péssimo nisso.

E ele até desenhou o logotipo deles no Microsoft Paint!

Para promover a Advent Net, ele imprimiu vários cartões de visita e compareceu à feira de Las Vegas.

Sridhar sabia explicar bem o produto, mas não era um bom vendedor.

Os clientes até lhe disseram que pagariam 10 vezes mais pelo mesmo produto (prova de que tinham um ótimo produto).

Mas a fase de estagnação da empresa não durou muito.
No final de 1997, a AdventNet ultrapassou US$ 350 mil em vendas.

  • Adotaram um modelo de vendas diretas.

  • Lançou produtos como WebNMS e MailEnable, que tinham recursos bastante iniciantes.

  • Começou a vender o software para empresas de internet na China e no Japão.
    Em vez de pagarem a si próprios, eles reinvestiram toda a receita no desenvolvimento de um novo produto chamado WebNMS.

A equipe recebeu o primeiro salário quando suas vendas atingiram US$ 1 milhão (em 1998).

Tudo parecia se encaixar na época.

A AdventNet ultrapassou a receita de US$ 10 milhões em 2000 e, ao mesmo tempo, Sridhar recebeu uma enorme oferta de investimento.

Mas ele recusou.

Ele não queria lidar com a pressão dos investidores e lançar produtos medíocres.

Mas ele desejou ter aceitado porque...
A bolha pontocom estourou em 2000 e tirou a maioria de seus clientes.

Ao mesmo tempo, o WebNMS atingiu a saturação do mercado.

Então eles tiveram que se concentrar na construção de um novo produto.

A AdventNet estava perdendo dinheiro todos os meses.

E todos na alta administração tinham uma ideia diferente de como avançar com a empresa.

Então eles tiveram que se separar.
Sridhar não saiu da empresa.

Ele menciona que foi o período mais deprimente de sua vida.

Ele e seus funcionários trabalharam duro para levar a empresa a uma direção diferente.
Foi aí que nasceu o Manage Engine.

Este foi um novo produto para ajudar as empresas a gerenciar todas as PRINCIPAIS operações de TI (daí o nome).

O Manage Engine era tão BOM que 60% das empresas que o utilizavam eram empresas da Fortune 500!

2005

Em 2005, eles expandiram novamente com uma nova divisão, a Zoho.

O primeiro produto foi o Zoho Writer, um processador de texto online.

Em 2006, o Google comprou o Writely e lançou o Google Docs.

Eles sabiam que a concorrência com o Google seria acirrada, então trabalharam em um novo produto: Zoho CRM.
Zoho CRM foi um grande sucesso.

Apenas 2 anos depois (2008), e depois de ter 1 milhão de usuários e cerca de 1 mil funcionários, eles foram oficialmente renomeados como Zoho.

Falta de desenvolvedores

Mas havia outro problema: a falta de desenvolvedores de software na Índia estava prejudicando a taxa de expansão da empresa.

Então eles decidiram enfrentar o problema de frente, oferecendo educação gratuita de qualidade (nas Escolas Zoho).

Eles até pagam aos alunos uma bolsa mensal durante todo o curso e isso representa 90% de sua estratégia de contratação/talento.

Isso é uma loucura e funciona tão bem.

As Zoho Schools não apenas salvaram a empresa, mas também ajudaram os indianos a conseguir melhores empregos na indústria de tecnologia.

Seu lema não é entregar outro diploma, mas ensinar o que é realmente necessário para ter sucesso no trabalho.

Hoje, a Zoho ampliou seus negócios para mais de 55 produtos.

Eles também têm mais de 12 mil funcionários e atendem mais de 100 milhões de usuários.

Em uma aldeia

Mas a parte mais louca é que Sridhar opera este império de bilhões de dólares a partir de uma aldeia.

E a Zoho tem muitos escritórios em vilas na Índia.

Sridhar acredita que é importante que os funcionários tenham um estilo de vida acessível.

E esta medida também ajuda as economias locais a crescer.

Sem dúvida, a disposição de Sridhar de dinamizar ajudou muito a empresa.

Mas ele também provou que é fácil construir talento.

Uma tradução livre desta série de xiiters!
https://twitter.com/tibo_maker/status/1721887260856168467

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História bem legal!

Já trabalhei com Service Desk Plus e Desktop Central, softwares da ManageEngine, uma divisão da Zoho. São ferramentas incríveis.

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