Risc-V será o futuro não ARM! Você acredita nisso?
risc
RISC (acrônimo de Reduced Instruction Set Computer; em português, "Computador com um conjunto reduzido de instruções") é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.
Muitos dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. ARM é incluido, ele começou com RISC puro. Mas hoje mudou bastante.
Sabendo de RISC deu origem ao ARM que conhecemos hoje. ARM é ótimo e funciona bem em Macbooks. Provavelmente com o passar dos anos ARM vai invadir o campo dos processadores CISC que hoje usamos em nossos computadores domesticos(notebooks e desktops).
Mas o futur não é ARM, deve RISC-V.
RISC-V
RISC-V é um conjunto de instruções (ISA) baseado em princípios RISC (acrônimo de Reduced Instruction Set Computing, em português, “Computação de conjunto de instruções reduzidas”). RISC-V é livre para ser usado para qualquer finalidade, permitindo a qualquer pessoa ou empresa projetar e vender chips e software RISC-V sem precisar pagar royalties.
Embora não seja o primeiro conjunto de instruções livre, ele é importante porque foi projetado com foco para dispositivos computadorizados modernos, como computação em nuvem, aparelhos móveis, sistemas embarcados e internet das coisas. O conjunto também possui uma gama considerável de software de suporte, o que evita um problema usual de novos conjuntos de instruções.
O projeto começou em 2010 na Universidade da Califórnia, em Berkeley, mas muitos colaboradores são voluntários ou fazem parte de outra empresas e trabalham no projeto de fora da universidade.
O RISC-V foi projetado para implementações de alto desempenho e baixo consumo de energia. Sendo um conjunto limpo e modular, trabalhando com bases de 32, 64 e 128 bits, com várias opções de extensão em ponto flutuante.
O seu caráter aberto também facilita um possível uso educacional, a escrita de compiladores e sistemas operacionais otimizados além da auditoria de segurança da arquitetura
RISC-V como uma organização conta com a participação de empresas do ramo como: AMD, Andes Technology, BAE Systems, Berkeley Architecture Research, Bluespec, Inc., Cortus, Google, GreenWaves Technologies, Hewlett Packard Enterprise, Huawei, IBM, Imperas Software, ICT, IIT Madras, Lattice Semiconductor, Mellanox Technologies, Microsemi, Micron, Nvidia, NXP, Oracle, Qualcomm, Rambus Cryptography Research, Western Digital, e SiFive.
Já existem dezenas de projetos com RIS-V e por ele ser aberto e livre possibilita que qualquer país com capacidade produza seus microprocessadores!
Isso não vai ser da noite para o dia. Isso vai demorar até destronar o ARM.
Mas quem começar agora a trabalhar com RISC-V não vai se arrempender nos proximos anos.
Lincença
RISC-V ISA é gratuito e aberto com uma licença permissiva para uso por qualquer pessoa em todos os tipos de implementações . Os designers são livres para desenvolver implementações proprietárias ou de código aberto para explorações comerciais ou outras, conforme acharem adequado.
Você acredita que a computação no futuro será com RISC-V?
Eu credito que sim!
O legal disso que é um país como o Brasil pode ser um grande fabricante de designs e produtor de chips se investir corretamente nessa área diretamente com RISC-V