Executando verificação de segurança...
4

Hacker news um dos maiores sites de noticias sobre tecnologia roda em 1 núcleo apenas!

Hacker news hoje segundo o similarweb recebe 12 milhões de visitas por mês!

Hoje na internet me deparei com este comentário dentro do Hacker news

https://news.ycombinator.com/item?id=35157344
A parte importante

  • yes, HN still runs on one core, at least the part that serves logged-in requests, and yes this will all get better someday...it kills me that this isn't done yet but one day you will all see

É interessante um site com esse número de visitas usar apenas um núcleo.
Claro, não sabemos o tamanho dele nem nada disso!

E também é um site de apenas textos e links.
Igual ao tabnews!

Algo interessante!
Hacker News usa como linguagem um dialeto de LISP chamado ARC
http://www.paulgraham.com/arc.html

https://news.ycombinator.com/item?id=11475340

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Provavelmente deve usar aquele conceito de Reactor que o Node.js e o Nginx usa, uma espécie de Event Loop

Uma pena eles não falarem disso, pq seria interessante entender bem a pilha
com esse dialeto de Lisp!

1

É mais interessante ainda o Stack Overflow poder rodar em um servidor se quiser. Em certas medidas em certos momentos entre os 50 e até mesmo os 30 sites mais visitados do mundo, em algo bem mais sofisticado.

Existem engenheiros e pessoas que apenas entregam um resultado. Muitas vezes resultados que agradam muito outras pessoas, e isso tem um valor enorme, mas falta a engenharia.

Ambos são impressionantes, mas o que mais me impressiona é quando a engenharia brilha.

Uma vez uma pessoa me "ensinou", jocosamente, claro, porque tem um pouco de exagero, mas com fundo de verdade, a diferença entre arquitetura e engenharia (de construção mesmo, não em TI):

Arquitetura faz algo lindo, que agrada a todos, a engenharia se preocupa quanto vai custar e se é funcional e se vai parar em pé.

Claro que nem todo problema precisa dessa engenharia toda, mas gostaria de ver mais ela acontecendo, e menos "arquiteturas". Quando a engenharia é boa a arquitetura "desaparece" e fica muito mais simples, e todos ganham. Engenharia considera todos os pontos, não tem como dar errado. Engenharia não é "vamos fazer o que está na moda, o que todo mundo faz, não precisa nem questionar, planejar, basta copiar o que é sucesso". Engenharia entrega o melhor resultado, de usabilidade, funcionalidade, segurança, escalabilidade, questões específicas do problema e custo.

Podemos aprender muito com esses exemplos. Eles estão aí para serem estudados. Os exemplos de complicações são bons para estudar como não fazer, não para serem idolatrados. E o Paul Graham é um dos maiores engenheiros de todos os tempos, verdadeira referência para todos que excelência.

A maneira de fazer é o que importa, não a tecnologia. Como se modela o problema é que define a qualidade da solução.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).