Executando verificação de segurança...
1

pior erro estratégico que qualquer empresa de software pode cometer” ao decidir reescrever seu código do zero.

https://www.joelonsoftware.com/2000/04/06/things-you-should-never-do-part-i/

Joel fala do caso da Nescape que segundo ele se deu mal ao reescrever do zero.
E ele diz, que uma empresa nunca deve fazer isso!

Não sei se ele esta certo ou errado, mas os argumentos dele e seu conhecimento vasto devem ser levados em conta!

https://www.joelonsoftware.com/2000/11/20/netscape-goes-bonkers/

https://www.joelonsoftware.com/2002/01/23/rub-a-dub-dub/

Não é uma discordancia nem concordancia com argumentos, mas é sempre interessante ver relatos de gente da industria

Carregando publicação patrocinada...
1

É um contexto. Inclusive que tinha um monte de gente batendo cabeça. Enquanto isso, tinha um monte de gente fazendo concorrentes. Quando você pega detalhes, relatos de todos, até mesmo livro foi escrito sobre o assunto e vê que não tinha como dar certo. Podiam ter feito mudanças incrementais e o resultado seria bem parecido.

O Joel é(ra) muito influente e tornou o caso famoso, e muita gente o usa como "prova" de que é assim, mas é só um caso, que serve de aprendizado, não de prova. Afinal, eu já vi avião cair, nunca mais vou pegar um.

Inclusive há algumas pessoas que contestam bastante o que ele postou aí. Ele serve de exemplo, mas não é canônico. Ele não pode ser usado como "boa prática". Eu até comecei a montar minha palestra "A péssima prática de seguir boas práticas" em parte por causa desse artigo. Porque eu via que as pessoas não entendiam o que é uma anedota e o que é fato comprovado que funciona universalmente, e transforma em boas práticas o que funciona circunstancialmente apenas. Então as pessoas começam adotar sem que aquilo tenha eficácia comprovada em todos os contextos, ou sejam começam tomar água sanitária para tratar Covid. Água sanitária é sensacional, eu sempre tenho aqui em casa. Eu teria usado outra coisa se tivesse pego Covid. O médico já me mandou usá-la para outras coisas.

Não se pode glorificar ou demonizar nada, para cada contexto tem uma indicação. Em saúde eu prefiro ouvir médicos, em decisões complexas sobre software eu sei quem escutar, principalmente quem não escutar.