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uriel
5 min de leitura ·

Dicas de marketing não BS(besteirol) para empreendedores independentes[direto do indie hackers]

OBS: É uma tradução livre!
OBS2: Não quero que me siga, não quero seu email. Não vou te vender um curso ou assinatura pra você aprender comigo como fazer alguma coisa dar certo...

Como dito a tradução é livre, pode contar erros
Dicas do rafael:

BS": de forma amigável, significa "besteirol" (definição 3 aqui).
"Lançamento da Caça ao Produto?: Lançamento no Product Hunt.

Vamos ao texto:

1. Comece pequeno

Seu primeiro produto será péssimo. Vai falhar.

Você não pode mudá-lo.

Então, por que gastar meses construindo se você pode passar dias?

Em vez de criar um aplicativo de produtividade, crie um modelo Notion.
Em vez de construir uma plataforma de marketing, lance um serviço produtizado.
Em vez de criar SaaS, inicie um aplicativo de pagamento único.
Concentre-se em UM caso de uso para UM público-alvo.

Ruim: ferramenta com inteligência artificial para gerar listas de reprodução do Spotify
Bom: crie listas de reprodução de exercícios do Phonk com IA
Não tente mudar o mundo com seu primeiro produto.

Tente ganhar o primeiro $ online.

Comece pequeno. Você sempre terá tempo para crescer mais tarde.

2. Cobrar pagamentos únicos

Sim, receber assinaturas mensais é como receber um contracheque.

Mas obter um MRR de $2.000 é x100 mais difícil do que obter $2.000 em pagamentos únicos.

E se seu objetivo é obter lucro, comece com negócios vitalícios. Você pode adicionar assinaturas mais tarde.

Mas, Dan, precisarei encontrar novos clientes todo mês!

Não, Sherlock. Todos nós fazemos. Mesmo se você tiver SaaS.

As pessoas estão cansadas de assinaturas. Principalmente na recessão.

Mas qualquer coisa <$ 49 ainda é um impulso óbvio para os EUA / Europa. Aproveite isso.

3. Concentre-se em um canal de aquisição

Não tente crescer no Twitter, LinkedIn e Instagram simultaneamente. Especialmente quando você tem 100 seguidores lá.

Você precisa de tempo para dominar os canais de marketing. Quanto mais você desfocar, mais tempo levará.

Seu público frequenta o Twitter? Ignore outros canais de marketing por 6 meses.
Você quer experimentar o marketing de projetos paralelos? Lance uma nova ferramenta a cada 2 semanas no Product Hunt.
Você tem uma palavra-chave suculenta para SEO programático? Crie novas páginas de site todos os dias.
Concentre-se impiedosamente. Esteja em todos os lugares - não esteja em lugar nenhum.

4. Aponte para um feedback áspero

A comunidade indie é incrível.

Mas ouça seu feedback como uma pitada de sal.

A maioria das pessoas vai torcer por você só porque elas querem que você torça por elas. Eles não têm skin no seu jogo.

Você precisa de pessoas anti-BS que darão seu feedback honesto e não filtrado sobre o seu negócio.

5. Crie uma lista de e-mail

Algoritmos são divertidos até que deixem de ser.

Um dia, você cria um tweet público que obtém 10 mil impressões. No outro dia chega a 100 visualizações.

Você precisa de um canal de marketing que VOCÊ controle.

Iniciar um boletim semanal. Crie brindes úteis para o seu público.

Crie uma lista de e-mail saudável. Isso mudará a maneira como você faz negócios.

Lançamento da Caça ao Produto? Essas pessoas irão apoiá-lo
Novo recurso? Essas pessoas vão te dar feedback sobre isso
Desconto suculento? Essas pessoas vão comprar porque confiam em você
Ninguém nunca disse: “Gostaria de começar uma lista de e-mail mais tarde”.

6. Use ferramentas gratuitas

Ferramentas pagas são distrações em 80% do tempo.

Você não precisa de uma ferramenta paga para construir uma audiência no Twitter.
Você não precisa de automação com 5 clientes pagantes.
Você não precisa de ícones sofisticados com 30 visitantes no site.
Mantenha-o simples e barato. Use ferramentas gratuitas até não poder mais.

7. Fale sobre seu produto sem parar

Você não fala o suficiente sobre o seu produto.

Mesmo que você pense que sim, você não faz. A maioria dos seus seguidores não tem ideia de que você comprou um produto pago.

Quer obter tração? Seja o seu maior divulgador.

Compartilhe seu produto de forma autêntica e não intrusiva PELO MENOS uma vez por dia.

Ainda não será suficiente. Mas este é um bom começo.

8. Concentre-se na receita 24 horas por dia, 7 dias por semana

Lamento dizer-lhe isto.

Mas ninguém se importa com o seu site pessoal.

Ou sua política de privacidade. Ou rodapé chique.

Não crie recursos que pareçam agradáveis. Crie recursos que façam a diferença.

Imagine que você está construindo um construtor de sites sem código.

O recurso de teste A/B terá impacto na receita
Adicionar mais modelos causará impacto
Obter 100% em Core Web Vitals não
Acorde e gaste 100% do seu tempo melhorando sua proposta de valor. Todo dia.

Acerte na lucratividade. Então você está livre para fazer o que quiser.

9. Saiba quando sair

Meu primeiro produto rendeu $2.000 em 2 semanas.

Mas eu sabia que não tinha potencial para ganhar mais. Foi bom, mas não ótimo.

É por isso que lancei um novo produto que rendeu $5.000 em 1 semana.

A lição é simples.

Alguns produtos são melhores que outros. Você não pode produzir hits todas as vezes.

Se você olhar para $100 MRR após 6 meses, é melhor lançar outro produto e ganhar dinheiro.

Começar do zero não é um fracasso. Ignorar a realidade é.

10. Aprenda marketing

Ninguém se preocupa com suas habilidades de desenvolvimento.

Nenhum cliente comprou o produto porque gostou do código.

As pessoas compram produtos para fazer o trabalho.

Mesmo que o produto seja escrito em uma linguagem de programação terrível, sem testes de unidade.

Ninguém nasceu um bom comerciante. Você também não nasceu como um bom desenvolvedor.

Portanto, pare de encontrar desculpas para não fazer marketing.

O Empreendedorismo Independente não é um conto de fadas para adultos infantis. É uma jornada dura.

Passe 2 horas por semana melhorando suas habilidades de marketing:

direitos autorais
funis de marketing
marketing de conteúdo
boca a boca
posicionamento
Isso terá mais impacto em seus negócios do que tentar outra estrutura brilhante para tornar seu aplicativo 0,1s. mais rápido.

__

E talvez converse com seus usuários de vez em quando.

Mas você já viu esse conselho 100 vezes.

Fonte: https://www.indiehackers.com/post/non-bs-marketing-tips-for-indie-entrepreneurs-4e0b20bb1e

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Alguns detalhes sobre a tradução:

  • "BS": de forma amigável, significa "besteirol" (definição 3 aqui).
  • "Lançamento da Caça ao Produto?: Lançamento no Product Hunt.

Algumas dicas são interessantes. Acho sempre importante ler com criticismo para entender se o conteúdo faz sentido para si.

O texto foi escrito por Dan Kulkov, decidi pesquisar um pouco para entender o que ele já fez da vida e no Twitter dele existe o link para dois produtos: FounderPal e MakerBox. O primeiro utiliza IA para gerar ideias. O segundo parece vender serviços de Marketing e alguns conhecimentos encapsulados no Notion.

Tendo isso em mente, repito: leia com criticismo para entender o que faz sentido para você. Aproveite para ler os comentários no texto original e ver outros pontos de vista, como esse ou esse.

Obrigado por trazer o texto para cá.

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Obrigado pelas edições!

Aqui no tabnews ta tem uns 3 perfis que postam muito sobre programador e empreender.
Eles tem newsletters e pedem pras pessoas seguirem eles e tal.

Sempre é bom pra ler com criticidade qualquer texto

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Acho confundistes o sinal!

Maior >
menor <

Então é menor de 49 dolares! Que deve ser um valor be baixo pros padrões
deles! Eles pensam só isso, e acabam pagando para testar o produto